Capítulos

Capítulos de livro publicados em coletâneas

 

 

2020

 

42 – DIAS, Jenifer; DIAS, M. S.; CROCHI, L. B. Assujeitamento permanente da classe subalterna e a criminalização dos movimentos sociais. In: Isabel Ceccon Iantas; Marina de Fátima da Silva. (Org.). Nenhum passo atrás: das ruas às cortes – ENED 2019. 40ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2020, v. 1, p. 69-78.

41 – SIGALES-GONÇALVES, Jael Sânera. Direito 4.0: notas sobre a metalização da linguagem da divulgação jurídica. In: CLÁUDIA MARIS TULLIO; CINDY MERY GAVIOLI-PRESTES. (Org.). Linguística Forense: reflexões e debates. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020, v. 3, p. 126-138.

40 – SIGALES-GONÇALVES, Jael Sânera. Notas sobre o Direito em Michel Pêcheux (no prelo). In: Aracy Ernst; Regina Celi. (Org.). Texto e Discurso. 1ed.: 2020.

39 – SIGALES-GONÇALVES, Jael Sânera. Os direitos linguísticos são direitos humanos? Questões preliminares em Xabier Arzoz. In: Daniel Rubens Cenci; Doglas Cesar Lucas; Gilmar Antonio Bedin; Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth. (Org.). Direitos humanos e democracia: desafios jurídicos em tempos de pandemia: volume I. 1ed.Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2020, v. 1, p. 509-517.

38 – SIGALES-GONÇALVES, Jael Sânera; PAVAN, L.; VICENTINI, M. Unidade 2 – Eu me informo sobre os direitos trabalhistas no Brasil. In: BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A.; CAMARGO, H. R. E… (Org.). Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento – Trabalhando e estudando (Livro do(a) estudante). 1ed.Campinas: NEPO/Unicamp, 2020, v. 1, p. 1-358.

 

 

2019

 

37 – RIBEIRO, M. F. B.; MACHADO, C. J. A.; RIBEIRO, A. M.; SILVA, NAIARA SOUZA DA. Patrimônio Cultural como eixo para a interdisciplinaridade. In: Tiara Cristiana Pimentel dos Santos, Jeremyas Machado da Silva e Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). História e Memória: Perspectivas e Desafios para o Século XXI. 1ed.São Borja/RS: Editora CEEINTER, 2019, p. 106-120.

36 – CAZARIN, E. A.; SOUZA, M. J. A banalização do discurso de ódio na sociedade contemporânea. In: Solange Mittmann; Luciene Jung de Campos. (Org.). Análise do Discurso: Da inquietude ao incômodo lugar. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2019, v. 01, p. 137-145.

35 – MARTINS, L. B.; ASSUMPÇÃO, Ana Paula V. A.; ERNST, Aracy. Borda como lugar da mulher. In: Evandra Grigoletto; Fabiele Stockmans De Nardi; Helson Flávio da Silva Sobrinho. (Org.). Sujeito, sentido, resistência: entre a arte e o digital. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 165-183.

34 – MARTINS, L. B. Literatura no Currículo – o caminho para as problematizações de Gênero e Diversidade. In: Feibriss Henrique Meneghelli Cassilhas; Yuri Miguel Macedo; Marcelo Loureiro Ucelli. (Org.). Sexualidade, Gênero e Diversidade: práticas, currículo e saberes. 1ed.Porto Seguro: Oyá Editora, 2019, p. 101-123.

33 – NEVES, Shaiane da S.; BRUM, Janaina C. Práticas discursivas de intolerância: processos discursivos em uma porta de banheiro. In: Giovanna Benedetto Flores; Solange Maria Leda Gallo; Suzy Lagazzi; Nádia Régia Maffi Neckel; Cláudia Castellanos Pfeiffer; Mónica Zoppi-Fontana. (Org.). Discurso, cultura e mídia: pesquisas em rede. 1ed.Santiago: Oliveira Books, 2019, v. 3, p. 374-390

32 – GONÇALVES, J. S. S. Discurso de divulgação jurídica na sociedade do espetáculo: o encontro incontornável entre os aparelhos jurídico e midiático (no prelo). In: Giovanna Benedetto Flores Solange Maria Leda Gallo Suzy Lagazzi; Nádia Régia Maffi Neckel; Claudia Castellanos Pfeiffer; Mónica Zoppi-Fontana. (Org.). E-book do IV SEDISC – Seminário Discurso, Cultura e Mídia. 449ed.Santiago: Oliveira Books, 2019, v. 3, p. 000-437.

31 – GONÇALVES, J. S. S. Política criminal e seletividade: um olhar discursivo sobre a população de refugiados no Brasil. In: Márcia Bertoldi; Fábio Gonçalves; Patrícia Brusamarello Nardello. (Org.). Direitos sociais entre a constituição e a igualdade social (no prelo). 1ed.Florianópolis: Insultar, 2019, p. 125-142.

30 – ERNST, A. G.; MARTINS, L. B.; ASSUMPCAO, A. P. V. A. Borda como lugar do discurso sobre a mulher. In: GRIGOLETTO, Evandra;DE NARDI, Fabiele Stockmans; SOBRINHO, Helson Flávio da Silva. (Org.). Sujeito, sentido, resistência: entre a arte e o digital. 1ªed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2019, p. 165-183.

29 -PEREIRA, A. E.; VINHAS, L. I. O corpo que guarda o veneno, o corpo que guarda a lei. In: FLORES, Giovana; NECKEL, Nádia; GALLO, Solange; LAGAZZI; Suxy; PFEIFFER, Cláudia; ZOPPI-FONTANA, Mónica. (Org.). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. 1ªed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2019, v. 4, p. 307-322.

 

 

2018

 

28 – CARVALHO, Millaine de Souza ; CAETANO, V. B. L. ; VINHAS, L. I. . ‘É preciso colocar o Brasil nos trilhos’: análise discursiva das representações do país em propaganda do Governo Temer. In: Ida Lucia Machado; Sérgio Nunes de Jesus. (Org.). Análise do discurso afinidades epistêmicas franco-brasileiras (tomo II). 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 16, p. 209-222.

27 – MARTINS, L. B.; BEHREND, Danielle. Gêneros Textuais no quarto ano: o caminho para o letramento. In: Gabriela Medeiros Nogueira; Caroline Braga Michel. (Org.). Leitura, Livros e Leitores em diferentes contextos. 1ed.Rio Grande: Editora da Furg, 2018, v. 30, p. 137-153.

26 – GONÇALVES, J. S. S. O início de trabalho a caminho da análise discursiva da voz na relação Língua e Direito: frequência fundamental na fala sob suspeição. In: Cristiane Lazzarotto-Volcão; Maria João Freitas. (Org.). Estudos em Fonética e Fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 31-46.

 

 

2017

 

25 – SILVA, N. S.; CAZARIN, E. A. Os funcionamentos de identificação e de resistência materializados na tatuagem futebolística. In: Giovanna G. Benedetto Flores, et al. (Org.). Discurso, cultura e mídia: pesquisas em rede. 1. ed. Santiago, RS: Oliveira Books, 2017, v. 02, p. 11-23.

24 – CORDEIRO, M. I. G. M.; CAZARIN, E. A. ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL: DAS ARTES E OFFÍCIOS AO MEDIOTEC. In: Giovanna G. Benedetto Flores, et al. (Org.). Discurso, cultura e mídia: pesquisas em rede. 1. ed. Santiago, RS: Oliveira Books, 2017, v. 02, p. 318-329.

23 – CAETANO, V. B. L.; Discurso irônico no Jornal Sensacionalista: tecendo relações entre humor e mercadoria. In: Renata Silveira da Silva; Millaine de Souza Carvalho; Nathalia Madeira Araujo; Rocheli Regina Predebon Silveira; Santiago Bretanha Freitas. (Org.). Discurso, mídia e escola: da pesquisa às práticas de leitura e interpretação na educação básica. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2017, v. 1, p. 3-185.

22 – BRETANHA, S. F. Discurso, mídia e escola: princípios da educação tutorial. In: SILVA, R. S.; CARVALHO, M. S.; ARAUJO, N. M; SILVEIRA, R. R. P.; BRETANHA, S. (Org.). Discurso, mídia e escola: da pesquisa às práticas de leitura e interpretação na educação básica. 1ed.São Leopoldo: Todas as Musas, 2017, v. 1, p. 12-17.

21 – MARTINS, L. B.; ERNST, Aracy. Quando você se sente? O corpo-equívoco no discurso do empoderamento feminino. In: Giovanna Benedotto Flores; Solange Maria Leda Gallo; Suzy Lagazzy; Nádia Régia Maffi Neckel; Cláudia Castellanos Pfeiffer; Mónica Zoppi-Fontana. (Org.). Discurso, cultura e mídia: pesquisas em rede. 1ed.Santiago RS: Oliveira Books, 2017, v. 2, p. 152-166.

20 – GONÇALVES, J. S. S. A voz no discurso jurídico: o Supremo Tribunal Federal entre a madeira e o vento. In: Maurício Eugênio Maliska; Pedro de Souza. (Org.). Abordagens da voz a partir da Análise de Discurso e da Psicanálise. 01ed.Campinas: Pontes, 2017, v. 01, p. 155-166.

19 – ERNST, A. G.; MARTINS, L. B. Quando você se sente? O corpo equívoco no discurso do empoderamento feminino. In: BENEDETTO Flores, G.; LAGAZZI, S.; NECKEL, N. R. M.; PFEIFFER, C. C.; ZOPPI-FONTANA, M. (Org.). Discurso, cultura e mídia: pesquisas em rede. 1ed.Santiago: Oliveira Books, 2017, v. 02, p. 152-166.

 

 

2016

 

18 – CAZARIN, E. A.; VOLCAN, T. O. 50 anos do golpe militar: uma análise discursiva das capas das revistas Carta Capital, Época, IstoÉ e Veja. In: Fabio Elias Verdiani Tfouni; Angela Derlise Stübe; Clarice Pimentel Paulon. (Org.). Silêncio e interdito: discursos em movimento. 01ed.São Paulo: Pedro e João Editores, 2016, v. 01, p. 67-88.

17 – CAZARIN, E. A.; MENEZES, E. S. A marcha pela liberdade? e o ódio de classe. In: Evandra Grigoletto; Fabiele Stockmans De Nardi. (Org.). Análise do Discurso e sua história: Avanços e perspectivas. 1ed. São Paulo: Pontes Editora, 2016, v. 01, p. 105-117.

16 – MACHADO, R. D. S. Entrecruzando discursos sobre a prática docente: a língua analisada em sua heterogeneidade constitutiva. In: In: BRISOLARA, L. B.; TAGLIANI, D. C. (Org.). Estudos da linguagem: diferentes olhares. 1ed.São Paulo: Pontes Editora, 2016, v. 1, p. 115-128.

15 – VIEIRA, A.; MACHADO, R. D. S. O PIBID na sala de aula: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa. In: Maria do Carmo Galiazzi; Ioni Gonçalves Colares, Vivian da Silva Paulitsch. (Org.). Narrativas na docência: a formação acadêmico-profissional em exercício. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. único, p. 1ed.Rio Grande: Editora da Furg, 2016, v. 1, p. 17-29.

14 – MICELLE, J.; MACHADO, R. D. S. O PIBID e a prática de ensino de Língua materna: uma trajetória reflexiva sobre a docência. In: Maria do Carmo Galiazzi; Ioni Gonçalves Colares, Vivian da Silva Paulitsch. (Org.). Narrativas na docência: a formação acadêmico-profissional em exercício. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. único. 1ed.Rio Grande: Editora da Furg, 2016, v. 1, p. 31-43.

13 – CUNHA, K. F.; MACHADO, R. D. S. O ensino de língua materna: desafios e perspectivas a partir do PIBID. In: Maria do Carmo Galiazzi; Ioni Gonçalves Colares, Vivian da Silva Paulitsch. (Org.). Narrativas na docência: a formação acadêmico-profissional em exercício. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. único 2. 1ed.Rio Grande: Editora da Furg, 2016, v. 1, p. 45-56.

12 – ERNST-PEREIRA, A.; QUEVEDO, Marchiori Quadrado de. Elx é [gay/lésbica] e estamos bem com isso. A produção de(in)visibilidades no próprio gesto de dar a ver os corpos em uma propaganda portuguesa. In: SEFFNER, Fernando; CAETANO, Marcio. (Org.). Discurso, discursos e contra-discursos latino-americanos sobre a diversidade sexual e de gênero. 1ed.Rio Grande: Ed. da FURG e Ed. Realize, 2016, p. 772-788.

11 – VINHAS, L. I.; PEREIRA, A. E.; FERREIRA-GONCALVES, G. Uma releitura do formalismo em Linguística a partir de uma concepção diferenciada de sujeito. In: BRISOLARA, L.B.; TAGLIANI, D.C. (Org.). Estudos da linguagem: diferentes olhares. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 145-162.

 

 

2015

 

10 – SILVA, N. S.; CAZARIN, E. A. Demônio da Tasmânia: diferentes leituras dessa tatuagem. In: Giovanna G. Benedetto Flores; Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Maria Leda Gallo. (Org.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, v. 1, p. 73-91.

9 – QUEVEDO, Marchiori Quadrado de. O movimento dos sentidos no movimento da materialidade do corpo. In: Freda Indursky; Maria Cristina L. Ferreira; Solange Mittmann. (Org.). Análise do Discurso. Dos fundamentos aos desdobramentos. 1ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, p. 247-259.

 

 

2014

 

8 – CAZARIN, E. A.  A dimensão do político em Análise do Discurso. In: Vini Rabassa da Silva; Vera Maria Ribeiro Nogueira; Myriam Siqueira Cunha; Mara Rosange Acosta de Medeiros. (Org.). Política Social: fundamentos, práticas e desafios no contexto sul-americano. 1ªed.Pelotas: EDUCAT – Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2014, v. 01, p. 215-242.

7 – GONÇALVES, J. S. S. Uma análise dialógica da entrevista do Casal Nardoni ao Fantástico. In: ROSTAS, Márcia Helena Sauáia Guimarães; KERR JUNIOR, D. H. B.; MARTINS, E. O.; ABREU, A. K. (Org.). Conversas Bakhtinianas: reflexões sobre linguagem e educação. 1. ed.: Revolução E-book, 2014, v. 01, p. 10-20.

6 – RODRIGUES, C. Z. A fronteira como espaço de partida: processos discursivos entrelaçados. In: PINTO, Ana Carolina Teixeira; SILVA, Marcos Roberto da. (Org.). De frente para a fronteira: reflexões sobre a educação em área de fronteira. 1ed.Chapecó: s.n., 2014, p. 95-110.

 

 

2013

 

5 – CAZARIN, E. A. Texto e hipertexto: processos de leitura. In: SCHONS, Carme Regina e CAZARIN, Ercília Ana. (Org.). Língua, escola e mídia: en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias [recurso eletrônico]. 2ªed.Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2013, v. 01, p. 01-16.

4 – CAZARIN, E. A. A análise do discurso e sua interface com o político. In: Indursky, F.; Ferreira, M. C. L.; Mittmann, S. (Org.). O acontecimento do discurso no Brasil. 1ed.Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2013, v. 01, p. 165-182.

3 – MACHADO, R. D. S. O PIBID e o Ensino de Língua Portuguesa: Aliando Teoria à Prática no Cotidiano Escolar. In: Maria do Carmo Galiazzi; Ioni Gonçalves Colares. (Org.). Comunidades Aprendentes de Professores: o PIBID na FURG. 1ed.Ijuí: UNIJUÍ, 2013, v. 1, p. 181-199.

2 – MACHADO, R. D. S. Ser Professora. In: PAULISTCH, Vivian (Org.); GALIAZZI, M. C. (Org.). (Org.). Álbum do PIBID FURG. 2ed.Rio Grande: EDUNI-SUL, 2013, v. 2, p. 1-60.

 

 

2012

 

1 – PEREIRA, A. E. Entre desejo e censura ou entre vertigem e linguagem: discursos sob(re) outros discursos. In: TEIXEIRA, Marlene; FLORES, Valdir do Nascimento. (Org.). O sentido na linguagem: uma homenagem à professora Leci Borges Barbisan. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, p. 71-88