Objetivos e Metas

Objetivos:

A implementação deste projeto, ligado ao Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (LEAD), tem como principal objetivo investigar o que é ler (a partir das diversas materialidades), para o que não se furtará ao desafio de aprofundar a relação entre a análise do discurso, o materialismo histórico e a psicanálise. Tal empresa teórico-analítica dar-se-á através da definição de linhas de pesquisa e do desenvolvimento de subprojetos ao cargo de pesquisadores de instituições localizadas predominantemente na metade sul do estado do Rio Grande do Sul – UFPel, IFSul, e FURG –, cuja formação se relacione à área de Análise de Discurso de filiação pêcheuxtiana.

Essa identidade pampeana da rede constitutiva do LEAD ultrapassa a mera coincidência dos postos laborais dos pesquisadores envolvidos, pois aponta para uma das preocupações do Laboratório: estender a produção intelectual da Academia às práticas de trabalho intelectual (docente ou não), realizado nos seus extramuros. Para tanto, o LEAD propõe-se a atuar em um espaço tríduo: o da discussão epistemológica, o do fomento à produção acadêmica e o da extensão, com vistas a integrar os pesquisadores entre si e com a comunidade.

I – No primeiro âmbito, objetiva-se discutir o estado da arte da AD e problematizar o dispositivo teórico-analítico, no interior dos estudos da linguagem, a partir dos pressupostos do materialismo histórico e da psicanálise, entremeio virtualmente enriquecido por domínios afins de conhecimento (filosofia, sociologia, história et alia). Nesse espaço interdisciplinar – ou de “entre-meios”  como se prefere chamar na área –, a AD tem muito a contribuir para as áreas teóricas que buscam teorizar acerca do sujeito histórico.

II – No âmbito da produção acadêmica em AD, tem-se duplo escopo: (i) fomentar e suportar as atividades dos integrantes no que tange o desenvolvimento de teses, dissertações, artigos, resenhas e demais gêneros de escrita científica, bem como publicizar e publicar esses estudos; e (ii) realizar e/ou prestigiar congressos, seminários, jornadas, cursos.  Nesse ínterim, o grupo de pesquisadores visa aos contextos nacional e internacional, institucionalizando tanto sua inscrição na discussão dos rumos da teoria quanto uma política de intercâmbio de capital humano e intelectual.

III –  No âmbito da extensão, o projeto pauta-se por uma política de acesso menos restrito ao conhecimento, visando à construção de estratégias de divulgação e intervenção da AD na educação básica e nos espaços de educação não formal (como a mídia). Tomando a AD não apenas como disciplina de interpretação, mas fundamentalmente como uma política de leitura, logra-se operar no tenso espaço da divisão social do trabalho de interpretação, problematizando, suportando ou mesmo produzindo práticas sociais, discursivas outras (como as culturais, por exemplo).

Metas:

a) Apresentar comunicações em eventos regionais, nacionais e internacionais relevantes para divulgação e discussão dos achados da pesquisa, bem como publicar resumos (expandidos) em seus anais.

b) Publicar, em periódicos nacionais e/ou internacionais, artigos com os resultados preliminares e finais do projeto.

c) Produzir ao final da pesquisa um livro com os resultados obtidos e considerações para professores, pesquisadores e demais interessados, contribuindo teoricamente com a Análise do Discurso no Brasil.

d) Contribuir com o ensino de língua materna com relação à leitura, promovendo atividades diversas, como cursos de extensão ou oficinas, voltadas para professores e/ou alunos da Educação Básica das redes municipal, estadual e federal.

e) Realizar ciclos de formação teórico-analítica e de divulgação científica (ciclos de palestras, de colóquios, de estudos), bem como promover e apoiar a realização de jornadas/simpósios.

Clique nos links a seguir e navegue pelo nosso projeto integrador: