Conheça as atividades do LEAD

Laboratório de Estudos em análise de Discurso
Conheça nosso projeto de pesquisa

Buscamos compreender o funcionamento do discurso produzido em diferentes materialidades, a partir da interlocução com diferentes pensadores dos Estudos da Linguagem.

Diálogos em Linguística – Disponível para Download
Laboratório de Estudos em análise de Discurso
Série Diálogos em Linguística

Congregando trabalhos de pesquisadores das três instituições envolvidas nas áreas de texto e discurso, a publicação substantiva a relação de parceria efetivada durante o período de desenvolvimento do PROCAD UFPEL/UNICAP/UFPB.

Laboratório de Estudos em análise de Discurso
Sugestão de leitura - artigo

Considerações sobre o pré-construído na Análise de Discurso: gesto de interpretação de dizeres de uma mulher presa, por Luciana Iost Vinhas (2021)

Laboratório de Estudos em análise de Discurso
Para recordar - I SAD

O I Simpósio sobre Análise de Discurso: A pesquisa em AD na região sul aconteceu em 2017. Que tal rever as palestras dos pesquisadores convidados?

previous arrow
next arrow

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DE DISCURSO (LEAD)

Projeto de Pesquisa: Produção da Leitura em Diferentes Materialidades Discursivas

O Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD), fundado em 2012, surgiu a partir de uma ação conjunta da profa. Dra. Aracy Ernst, coordenadora do Laboratório desde então, e seus alunos, na época aspirantes ao título de doutor, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas. Tal empreendimento tomou forma a partir da inquietação do grupo por questões que colocam em jogo a relação entre Inconsciente e Ideologia na língua, conceitos fundadores da Análise de Discurso de vertente francesa (AD); demanda que ganhava vulto/consistência a cada encontro das disciplinas de Leituras Orientadas e lhes exigia maior aprofundamento teórico.
Foi então que o grupo decidiu dar vida ao LEAD, que aqui apresentamos, cujo objetivo é o tratamento teórico-analítico da leitura como prática de significação que materializa, sob formas diversas, o discurso. É imprescindível destacar que o discurso sobre o qual dedicamos nossos estudos se realiza no sujeito empírico, que é mero “porta-voz” dos dizeres. Dito de outro modo, nós, assim como Michel Pêcheux (fundador da AD), buscamos compreender o funcionamento do discurso produzido em diferentes materialidades (verbais, visuais, verbo-visuais), a partir da interlocução com reflexões já desenvolvidas por pensadores como Hegel, Marx, Freud, Lacan, Spinoza, Althusser, Žižek, Courtine e Foucault, dentre outros.

Citação Pêcheux (1)
Citação Saussure (1)
Citação Marx (1)
Citação Freud (1)
Citação Althusser
previous arrow
next arrow

 

O Laboratório, inicialmente idealizado na sala-de-aula durante o primeiro semestre de 2012, passa a acolher pesquisadores de outras instituições a partir de 2014. Em 2018, devido à migração da Pós-graduação em Letras da Universidade Católica para a Universidade Federal de Pelotas, a sede física do LEAD passa a ser no Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Dentre as instituições que o integram, somam-se UFPel, IFSul, IFRS, FURG, Unipampa e URI. Enquanto projeto integrador, o LEAD foi ampliado e, hoje, representa as Regiões Sudeste e Sudoeste do Rio Grande do Sul em eventos de renome na área de Estudos do Discurso e da Linguagem, tais como SEAD, SEDISC e SEDiAr.
Nesse sentido, enfatizamos que os objetivos do Laboratório não se restringem aos intramuros da Academia, visto que promove espaços de debate através de encontros semanais de estudos, além de mesas-redondas e minicursos cujo objetivo é atingir a comunidade acadêmica e publicizar as pesquisas que vem sendo realizadas pelo grupo no campo da análise de diferentes materialidades. Almeja-se, aí, o estabelecimento de redes de colaboração com os distintos estratos da Universidade, assim como a comunidade escolar local e movimentos sociais. Além dessas atividades, o LEAD também organiza palestras com pesquisadores visitantes de outras instituições (atividade que é aberta à comunidade) e, que visa à promoção do diálogo, o estreitamento das relações entre áreas afins e a compreensão dos conceitos que se imbricam na constituição de nosso objeto: o Discurso.
Assim, o Laboratório se propõe a atuar em um espaço tríduo: o da discussão epistemológica, o do fomento à produção acadêmica e o da extensão, com vistas a integrar os pesquisadores entre si e com a comunidade. Estes empreendimentos efetivam-se pela definição de linhas de pesquisa e pelo desenvolvimento de subprojetos, levados a cabo por pesquisadores cuja formação e/ou área de atuação é a da AD de filiação pêcheuxtiana, ou a ela correlata.