ACADÊMICOS DA GEOGRAFIA PARTICIPAM DE MUTIRÃO DE MANEJO DE SAF NO MORRO REDONDO-RS

Integrantes do TECSOL, LEAA e LEAGEF (UFPel) e IFSULRIOGRANDENSE, participaram de mutirão de manejo de Sistema Agroflorestal (SAF), na Chácara Vô João, em Morro Redondo – RS. A atividade, envolveu a participação conjunta de Agricultores Familiares, estudantes extensionistas e voluntários da UFPel, IFSUL e Furg, durante os dias 12 e 13 de novembro, de 2022.

Pela manhã, todo o grupo reunido participou de roteiro de visita aos diversos setores produtivos da unidade familiar. Além do reconhecimento da paisagem, foram descritas as condições de vida e de trabalho englobando as produções de hortaliças, frutíferas, lavouras de grãos e de criação de poedeiras, dentro de sistema agroecológico. À tarde, as atividades se concentraram na coleta de resíduos orgânicos, processamento da massa verde e sua distribuição na cobertura de solos nos canteiros.

As atividades desenvolvidas compõem um complexo sistema de apoio a coletivos de produção orgânica de alimentos, além de proporcionar ambiente de trocas de experiências entre os agricultores e os participantes das comunidades acadêmicas envolvidas.

Deixe sua Opinião

comentários