Integrantes do LEAA participam do XXIV Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA) na UFGD.

Os mestrandos Ana Carolina Bilhalva Drehmer e Henrique Müller Priebbernow (bolsista CAPES), e Luiz Felipe Wassmandorf (bolsista PBIP-AF/UFPel), apresentaram trabalho no XXIV Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), realizado em Dourados/MS, nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de novembro de 2018.

Breve registro histórico

O Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA) é um evento temático, que surgiu com o objetivo de aglutinar pesquisadores interessados em debater, refletir e compreender as questões e desafios colocados para a compreensão do campo brasileiro. O primeiro encontro aconteceu em 1978, no município de Salgado (SE), quando então havia apenas 5 cursos de Pós-Graduação em Geografia, a saber: USP (2); UNESP de Rio Claro (1); UFRJ (1) e UFPE (1).

A contribuição dos pesquisadores nas reflexões, na criação de espaços de interlocução e debates tem sido fundamental, permitindo o desenvolvimento e o fortalecimento desse campo do saber, que como a própria realidade socioespacial, é dinâmica e necessita estar em contínuo movimento. Nessa trajetória, foram fundamentais as contribuições de Orlando Valverde, Manoel Correia de Andrade, Pasquale Petrone, dentre outros, na consolidação da Geografia Agrária brasileira.

Desde então, já foram realizados 23 ENGAs sediados posteriormente em outras instituições, ocorrendo em diferentes regiões brasileiras. Destaque-se que, dos vinte e três ENGAs ocorridos, onze foram na região Sudeste, seis no Nordeste, cinco no Sul e apenas um no Centro-Oeste, realizado nos anos 2000, em Goiânia.

Em 2018, o XXIV ENGA aconteceu em Dourados, sendo o primeiro ocorrido no Estado de Mato Grosso do Sul, o segundo, na região Centro-Oeste, num momento em que o evento completa quarenta anos de existência. São quatro décadas de reflexões, debates, parcerias, diálogos entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento para a compreensão da realidade agrária brasileira.

 

Deixe sua Opinião

comentários