Buscar
  • Calendário

    dezembro 2010
    D S T Q Q S S
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Arquivo

  • MEC discute a estrutura do Curso de Engenharia Agrícola
    02/12/2010

    ENGENHARIA AGRÍCOLA – BACHARELADO

    Carga Horária Mínima: 3600h

    Integralização: 5 anos

    PERFIL DO EGRESSO

    O Bacharel em Engenharia Agrícola ou Engenheiro Agrícola atua na elaboração de estudos e projetos de sistemas ligados à produção agrícola, ao processo agroindustrial e ao suporte de escoamento de produtos agrícolas. Em sua atividade planeja: a gestão de recursos naturais; os sistemas de irrigação e drenagem; o saneamento e a reutilização de efluentes; os sistemas de conforto ambiental para animais e plantas. Elabora projetos de: edificações rurais e agroindustriais; obras em terra; sistema de pós-colheita; automação, controle e energização em sistemas agrícolas; máquinas e equipamentos. Utiliza métodos de geoprocessamento e sistemas de suporte à tomada de decisão. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais.

    TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO

    Termodinâmica; Mecânica de Fluídos e Hidráulica; Projeto de Sistemas e Processos de Pós-colheita; Recursos Hídricos e Hidrologia; Solos; Irrigação e Drenagem; Saneamento Rural; Resistência de Materiais; Elementos de Máquinas; Comportamento Físico-Mecânico de Produtos Agrícolas; Projetos de Máquinas Agrícolas; Automação e Controle, Planejamento de Produção Agrícola; Sistemas de Suporte à Tomada de Decisão; Geoprocessamento; Modelagem Estrutural; Projeto de Construções Rurais; Ambiência Animal e Vegetal; Estruturas de Concreto e de Madeira; Estradas e Barragens Rurais; Energização Rural; Matemática; Física; Química; Ética e Meio Ambiente; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

    AMBIENTES DE ATUAÇÃO

    O Engenheiro Agrícola atua em empresas agrícolas, no projeto e na produção de máquinas e equipamentos; no planejamento de sistemas aplicados à área agrícola e gestão ambiental; em empresas e propriedades rurais implantando projetos de produção agrícolas; em unidades armazenadoras sendo responsável pelo beneficiamento, conservação e armazenamento na pós-colheita; em órgãos públicos como agente de desenvolvimento rural; em empresas e laboratórios de pesquisa cientifica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

    INFRAESTRUTURA RECOMENDADA

    Laboratórios de: Solos; Saneamento; Tecnologia de Pós-colheitas; Máquinas e Implementos Agrícolas; Geoprocessamento; Irrigação e Drenagem; Hidrologia; Termodinâmica e Energia; Construções Rurais e Controle Ambiental; Instrumentação e Controle; Eletrificação Rural; Informática com programas especializados. Oficina de Equipamentos, Máquinas e Implementos Agrícolas. Equipamentos e Aparelhos de Climatologia e Agrometeorologia. Campo Experimental. Biblioteca com acervo específico e atualizado.