Início do conteúdo
Projetos de Pesquisa

Avaliação de Preservativos para Madeira Sólida e Painéis de Madeira Reconstituída

  • A pesquisa tem por objetivo identificar substâncias naturais e sintéticas com potencialidade de controlar a ação de agentes xilófagos; Verificar o efeito de preservativos no desenvolvimento de fungos xilófagos em madeira sólida; Avaliar o dano causado e a mortalidade de cupins xilófagos em madeira sólida e em painéis de madeira reconstituída tratados com novos preservativos; Determinar o método de tratamento mais eficiente para cada preservativo avaliado. PERÍODO: 2019 – em andamento.
  • Coordenador: Leonardo da Silva Oliveira.
  • Integrantes: Érika da Silva Ferreira; Gabriel Valim Cardoso; Cíntia Boldt.

Aproveitamento de resíduos agrícolas para a produção de painéis de partículas orientadas (OSB) com madeira de Pinus elliottii e adição de nanofibrilas de celulose

  • O projeto de pesquisa propõe a utilização de materiais considerados resíduos para agregar a produção de um tipo de compósito que vem ganhando espaço no mercado consumidor atual o painel Oriented Strand Board – OSB. A finalidade do projeto será produzir um painel de madeira do tipo OSB, que atenda as propriedades desejadas para funções estruturais. Nesse contexto o presente estudo pretende avaliar o potencial tecnológico do uso de resíduos agrícolas e madeira de pinus em diferentes composições para produção de painéis de partículas tipo OSB e incorporação de nanofibrilas de celulose como reforço do compósito. CNPq. PERÍODO: 2018 – em andamento.
  • Coordenadora: Érika da Silva Ferreira.
  • Integrantes: Gabriel Valim Cardoso; Merielen de Carvalho Lopes; Cíntia Boldt; Arthur Garcia Lucas; Amanda Corrêa.

 

Potencial da casca de arroz (Oryza sp) como material alternativo para a produção de nanocompósitos isolantes

  • A pesquisa tem por objetivo produzir nanocompósitos a partir de partículas e fibras da casca de arroz (Oryza sp) e madeira de pinus (Pinus sp) reforçados com nanocelulose com finalidade de uso como painel isolante. Dessa forma, os compósitos produzidos serão caracterizados de acordo com suas propriedades físicas, mecânicas, térmicas e acústicas. Bem como serão avaliados a emissão de formaldeído e suas propriedades químicas. CNPq. PERÍODO: 2017 – em andamento.
  • Coordenadora: Érika da Silva Ferreira.
  • Integrantes: Leonardo da Silva Oliveira; Gabriel Valim Cardoso; Jesus Alfaro González; Cíntia Boldt; Mateus Fiss Timm; Amanda Corrêa; Andrey Santos.
1 2 3 4