Medicina Social certifica mais de 100 mil pessoas em autoaprendizagem

Medicina Social certifica mais de 100 mil pessoas em autoaprendizagem

A Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) completou 10 anos em dezembro de 2020 e o Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é uma de suas instituições fundadoras, se soma para comemorar. No contexto da UNA-SUS, o DMS tem desenvolvido atividades de educação permanente de profissionais de saúde, em larga escala, marcadas pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde, tendo como propósito a melhoria dos serviços de saúde.

A primeira iniciativa foi o Curso de Especialização em Saúde da Família, ofertado para médicos, enfermeiros e dentistas de todo o país, entre 2011 e 2017, que certificou 2.329 profissionais. O curso enfatizava a reflexão sobre a prática e requeria  a realização de uma intervenção no serviço para qualificar uma das ações programáticas típicas da atenção primária à saúde.

A partir de junho de 2015, o Departamento de Medicina Social passou a ofertar Módulos de Autoaprendizagem, como atividade de extensão, com carga horária de 45 horas, que podem ser realizados online e contam com certificação automática. Já foram lançados seis módulos: Abordagem Domiciliar de Situações Clínicas Comuns no Idoso (2015); Abordagem Domiciliar de Cuidados Paliativos e Óbitos no Domicílio (2016); Situações Clínicas Comuns em APS (2016); Situações Odontológicas Comuns em APS (2016); Problemas Respiratórios mais Comuns nos  Adultos na Atenção Básica (2019); e Situações Clínicas Comuns em APS 2 (2020).

Os módulos são baseados em casos clínicos interativos e incluem um conjunto de materiais de apoio para a prática profissional, como calculadoras médicas, escalas e  fluxogramas. Estes módulos são disponibilizados em um aplicativo para usuários web, desenvolvido pelo departamento, que funciona em computadores, tablets ou smartphones. O aplicativo permite que os usuários resolvam as atividades off-line e realizem a sincronização para obtenção do certificado quando tiverem acesso à internet, o que facilita sua utilização em áreas remotas.

Os módulos de autoaprendizagem do DMS atingiram a marca de mais de 100 mil pessoas certificadas. Todos os materiais educacionais produzidos para esses cursos são disponibilizados em acesso aberto na Plataforma Kurt Kloetzel (P2K) que, em 2020, teve mais de 1,6 milhão de acessos.

Certamente as iniciativas do DMS-UFPel no âmbito do Sistema UNA-SUS vão continuar a contribuir para a educação permanente dos profissionais de saúde. Além dos módulos já disponíveis, em breve será lançado um novo Módulo de Autoaprendizagem: Contato Covid – Rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de Covid-19.

Coordenação de Comunicação Social » Medicina Social certifica mais de 100 mil pessoas em autoaprendizagem (ufpel.edu.br)

Comments

comments