Agronomia e Arquitetura levam a melhor nas finais do handebol dos Jogos da UFPEL

As arquibancadas lotadas e as batucadas das charangas transformaram o ginásio da ESEF num verdadeiro caldeirão nas finais dos Jogos da UFPEL. Em quadra as equipes classificadas para as finais do handebol.

Pelas semifinais do feminino houve muito equilíbrio: as Engenharias venceram por 8 a 7 o time da Educação Física e avançaram. Na outra partida, a Arquitetura venceu a Odonto por 8 a 4, garantindo vaga na final. Na grande decisão deu Arquitetura (12 a 10).

No masculino as quartas de finais tiveram 105 gols. As Engenharias venceram a Medicina por 15 a 13. A Agronomia fez 20 a 11 na Odonto, o Direito goleou a Administração por 18 a 06 e a Educação Física aplicou 18 a 04 na História/Economia. Nas semifinais a Agronomia atropelou as Engenharias, vencendo por 23 a 09 e a ESEF derrotou o Direito por 16 a 10.  Na final, a Agronomia não tomou conhecimento da Educação Física, dona da casa, e venceu por 25 a 16, com grande atuação. “O que se destaca esse ano é o crescimento técnico das equipes, tanto na organização do torneio quanto na qualidade dos times que se dedicaram nos treinamentos e na questão tática em quadra”, destaca a professora Rose Silva, da comissão organizadora.

DESTAQUES DAS FINAIS

Na final feminina, mesmo com apenas uma jogada no banco de reserva, a Arquitetura sempre esteve na frente do placar contra as Engenharias. Gol a gol a vantagem era mantida, mas sempre curta. As defesas da goleira Juliana Kawaguchi e os gols da armadora esquerda Iohana Steinwandter, ambas que atuam pela Seleção da UFPEL, ajudaram a conquistar o título do handebol com um placar apertado, de 12 a 10.

No masculino havia grande expectativa. A Agronomia que tinha goleado as Engenharias vinha embalada, mas pegava pela frente um time forte, a Educação Física – que jogava em casa. Os estudantes da agronomia tinham um reforço estrangeiro, o armador esquerdo Manuel Goñi, espanhol que faz intercâmbio de graduação.  Com a ajuda dele em tarde inspirada do central Edson Soares, o time anilado não tomou conhecimento e fechou o primeiro tempo por 10 a 08 e no segundo melhorou o aproveitamento de arremessos e ampliaram a vantagem para 25 a 16, levando o título – bastante comemorado junto à torcida.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO HANDEBOL

 

FEMININO MASCULINO
1° ARQUITETURA 1° AGRONOMIA
2° ENGENHARIAS 2° ESEF
3° ESEF 3° ODONTO
4º ODONTO 4° DIREITO

Texto e fotos: Antonio Peixoto / assessoria dos Jogos da UFPEL