Início do conteúdo

Programas de Pós-Graduação do IFM se reúnem para conversa sobre o PEP

Nesta quinta-feira, 9 de junho, a direção e a comunidade dos três Programas de Pós-Graduação do Instituto de Física e Matemática (IFM) estiveram reunidos com o prof. Dr. Gustavo Maia Souza, chefe do Núcleo de Interdisciplinaridade, Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFPel. Na  oportunidade, o prof. Gustavo explicou para a comunidade sobre o Plano Estratégico do Programa (PEP).

Fonte: Buske, 2022.

O PEP é um documento que deverá ser elaborado pelos Programas de Pós-Graduação ao longo deste quadriênio, de acordo com as orientações da Capes e reiteradas pelo prof. Gustavo. Neste documento, é definido o propósito/finalidade de cada PPG, os limites e as possibilidades de atuação, tendo como suporte o contexto (situação em que se encontra), as expectativas (resultados que quer alcançar) e as ações (metas e recursos – como chegar) a serem delineadas pelos Programas no quadriênio, considerando o PDI da UFPel e PDU do IFM.

Fonte: Buske, 2022.

Destaca-se que esta foi a primeira ação conjunta dos PPGs em Física, em Modelagem Matemática e em Educação Matemática, pois para o sucesso da elaboração e da execução do PEP, os Programas precisam discutir de modo coletivo o foco e o futuro dos três Cursos, avaliando e planejando as ações e metas para qualificação e projeção dos PPGs do IFM.

Autores: Prof. José Rafael Bordin, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física, Profa. Ruth da Silva Brum, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, e Profa. Thaís Philipsen Grutzmann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, IFM.

Publicado em 10/06/2022, na categoria Notícias.