Início do conteúdo

Projeto GAMA divulga resultados do Curso Preparatório para o Cálculo Edição 2017/1

O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRG – Pró-reitoria de Graduação, vem por meio deste divulgar para a comunidade acadêmica da UFPel os dados do Curso Preparatório para o Cálculo – Edição 2017/1.
.

O CPC busca resgatar conceitos de Matemática Básica e é geralmente oferecido nos recessos acadêmicos da Universidade. A carga horária total desta atividade é de 24 horas e o público prioritário são alunos ingressantes que possuem Matemática em sua grade curricular.

O Curso conta com material didático próprio, todas as aulas são ministradas por bolsistas, orientadas e acompanhadas presencialmente por professores colaboradores do Projeto GAMA.

Os principais conteúdos abordados são: Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, potenciação, radiciação, fatoração e produtos notáveis, operações com frações algébricas, simplificação de frações algébricas, inequações do primeiro e do segundo grau.

Na edição de 2017/1, realizada de 10/04/17 a 19/04/17 (período de recesso acadêmico da UFPel) foram oferecidas duas turmas de 60 vagas cada, uma no turno da manhã e uma no turno da noite. No total, 114 acadêmicos realizaram a inscrição, sendo 60 ingressantes em 2017/1.  Do total de inscritos,  78 compareceram às aulas, sendo 47 ingressantes em 2017/1.

Com o objetivo de fazer uma análise qualitativa do curso, foram aplicados dois testes para os alunos: teste de sondagem (10/04/17 – primeiro dia do Curso) e teste de comparação (19/04/17 – último dia do curso). Os dois testes versaram sobre os conteúdos trabalhados durante o CPC e apresentaram o mesmo grau de dificuldade.

Os gráficos abaixo representam os percentuais de rendimento nos testes, onde o resultado é considerado bom se o aluno obteve mais de 70% de acertos no teste, rendimento razoável entre 40% e 70% e rendimento abaixo do esperado se o percentual de acertos no teste for inferior a 40%.

Levantamento considerando todos os acadêmicos participantes:

Levantamento considerando somente os ingressantes em 2017/1:

.

Maiores informações sobre o Projeto GAMA podem ser obtidas na página: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
Publicado em 11/05/2017, na categoria Sem categoria.