A graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criada no ano de 2010. Está vinculada ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP). O curso esteve vinculado à então Pró-reitoria de Graduação de 2010 a 2013. Em 2013, foi alocado no Centro de Integração do Mercosul (CIM), quando este se converteu em uma unidade acadêmica da UFPel. Em 2019, foi realocado para o IFISP devido à afinidade epistemológica e teórica das Relações Internacionais com as demais áreas de conhecimento que integram o Instituto.
O ingresso acadêmico ocorre anualmente, por meio do Sistema SISU/ENEM e PAVE/ENEM. O curso tem duração de quatro anos, é organizado por semestres e as disciplinas são ofertadas anualmente. As aulas são presenciais no período noturno, entretanto, as disciplinas optativas que compõem a grade curricular são ofertadas no período vespertino.
O curso tem como objetivo habilitar o profissional para atuar em diversos segmentos, governamentais ou não, enfatizando áreas das ciências humanas e sociais que fundamentam as diferentes formas de organização política, econômica e social.
Com formação multidisciplinar, o Bacharel em Relações Internacionais estará apto a atuar no mercado de trabalho tanto no setor público como no privado. No setor público sua atuação abrange os governos federal, estadual e municipal, assim como, os órgãos a eles subordinados. O profissional também poderá atuar em empresas públicas e privadas, nacionais e multinacionais, que exijam interface com o meio internacional. Também poderá atuar em organizações intergovernamentais e não-governamentais. A área acadêmica também se constitui em campo de atuação, tendo em vista a necessidade de formação de quadros especializados para atuar na docência e na geração de conhecimento no país.
Atos Regulatórios
Criação do Curso – Portaria 1827 de 23 de novembro de 2012.
Reconhecimento de Curso – Portaria nº 70 de 29/01/2015. Publicada no D.O.U. de 30/01/2015.
Renovação do reconhecimento – Portaria nº 272 de 03/04/2017. Publicada na Seção 1, página 129 do D.O.U de 04/04/2017.