Lançamento da coletânea “Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, políticas de memória e justiça de transição no Sul da Europa e na América do Sul”

Nos dias 29/09/2021(quarta-feira), às 19h, e 30/09/2021 (quinta-feira), às 17h30, serão realizadas atividades Online de lançamento da coletânea “Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, políticas de memória e justiça de transição no Sul da Europa e na América do Sul” (Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021. 440 p.).

Organizada pelo professor Carlos Artur Gallo, Coordenador do NUPPOME, a publicação foi financiada pelo CNPq, no âmbito de um projeto de pesquisa contemplado com o Edital de Chamada Universal (Edital nº 28/2018).

Composta por 16 capítulos e um Apêndice, com o banco de dados produzido pelo professor Carlos Artur Gallo e bolsistas do Núcleo entre os anos de 2017 e 2020, a coletânea analisa as diferentes formas como países do Sul da Europa (Portugal e Espanha) e da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai) lidam com seu passado autoritário, estabelecendo medidas para reparar vítimas da repressão e punir as massivas violações aos direitos humanos que foram praticadas.

No dia 29/09/2021, às 19h, participam, além do Coordenador do NUPPOME: Ana María Sosa González (UFPel), Ananda Simões Fernandes (AHRS), Bruno Mello Souza (UESPI) e Fabricio Teló (UFRRJ).

No dia 30/09/2021, às 17h30, participam: Bruna Borges Rodrigues, Bruno Gazalle Cavichioli, Caio Paglis Marques Plácido, Isabela Rodrigues do Nascimento, Laura Feijó de Souza e Mariana de Lara Bueno.

As atividades de lançamento virtual da coletânea serão transmitidas no Canal do NUPPOME no YouTube.

Comments

comments