Início do conteúdo

Conselho Departamental organizou as listas tríplices para Direção do ICH e confirma a consulta à comunidade

A Reunião do Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas, ocorrida na quinta-feira (18/10/2018),  confirmou a escolha do professor Sebastião Peres para Diretor e da professora Andréa Bachettini para Vice-Diretora do Instituto de Ciências Humanas no período 2018-2022.

Escolha seguiu as regulamentações vigentes

Inicialmente o presidente do CD, professor Sidney, esclareceu que o processo de escolha de Diretor e Vice-Diretor de unidades acadêmicas está regulado pelo Decreto Nº 1.916, de 23 de maio de 1996, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino, nos termos da Lei Nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995. Explicou que, nos termos da legislação vigente “o colégio eleitoral que organizar as listas tríplices observará o mínimo de setenta por cento de participação de membros do corpo docente em sua composição”, como ocorre com o Conselho Departamental do ICH. Salientou que “o colegiado máximo da instituição poderá regulamentar processo de consulta à comunidade universitária, precedendo a elaboração das listas tríplices, caso em que prevalecerão a votação definida no § 2º e o peso de setenta por cento dos votos para a manifestação do corpo docente no total dos votos da comunidade”. Que “o Diretor e o Vice-Diretor de unidade universitária serão nomeados pelo Reitor, observados, para a escolha no âmbito da unidade, os mesmos procedimentos e critérios prescritos neste artigo” que regulamenta a escolha de Reitor e Vice-Reitor.

 

Consulta à comunidade foi homologada pelo CD

Nesse sentido, explicou que a consulta realizada pelo Conselho Departamental do ICH, ao utilizar o voto universal não seguiu os procedimentos definidos pela lei e, sendo assim, não tem validade jurídica nesse processo. A consulta comunitária apontou 234 (duzentos e trinta e quatro) votos no total, sendo 225 (duzentos e vinte e cinco) votos para a chapa 1, única inscrita na consulta, que tinha como candidato à Direção o professor Sebastião Peres e à Vice-Direção a professora Andréa Bachettini, três votos brancos e seis votos nulos. O professor Sidney lembrou que a tradição do ICH é de proceder a consulta comunitária com o voto universal e, mesmo que o processo da consulta realizada não possa ser incluído como elemento do processo, havia o comprometimento de todos em respeitar a consulta realizada. De qualquer modo, em atendimento à legislação, será feita a escolha nos termos estabelecidos, de modo que o processo não possa ser contestado. Na sequência, será feita a organização das respectivas listas tríplices.

 

Chapa Integração apresentou seu programa

Considerando que houve uma chapa postulante à gestão, o professor Sidney sugeriu que fosse feita a exposição de motivos por parte dos candidatos. O encaminhamento foi aceito. O professor Sebastião Peres se manifestou, na condição de candidato à Direção, juntamente com a professora Andréa Bachettini, candidata à Vice-Direção. Disse que queria deixar claro o fato de que existe uma certa continuidade nos projetos das últimas gestões do ICH e que pretendiam dar sequência aos projetos já iniciados. A chapa optou por destacar o caráter de integração como palavra-chave do processo de gestão que desejam implantar. Destacaram a necessidade de integração entre a graduação e a pós-graduação, entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e também entre as diversas áreas de conhecimento que compõem a unidade, assim como a integração entre os três segmentos da comunidade acadêmica. Também destacaram a necessária integração entre os diversos setores de gestão, a necessidade de integração de todos nos processos de gestão e, por fim, destacaram a necessidade de integração física do ICH em um espaço comum. Junta-se à presente ata o documento “Programa de Gestão”, apresentado durante a reunião. A professora Andréa se manifestou dizendo que havia resolvido aceitar o desafio da gestão principalmente em função da proposta de integração. Trabalha em uma área que há muito tempo está isolada do todo do ICH e que isso está sendo mudado de modo que a integração seja uma realidade de fato. Coloca-se à disposição para atender as demandas de todos.

Programa de Gestão da Chapa Integração: Sebastião e Andrea_2018_2022

 

Membros do CD felicitaram os candidatos

O professor Moisés se manifestou cumprimentando os candidatos pela iniciativa e se colocou à disposição para contribui no que for possível durante a gestão no sentido de construir um ICH integrado. Também o professor Roberto se manifestou agradecendo a disponibilidade dos professores Sebastião e Andréa, disse que Sebastião já havia sido chefe do departamento no qual ingressou na universidade e sua atuação foi muito importante, um verdadeiro exemplo de profissional no serviço público. No mesmo sentido, reconhece na atuação da professora Andréa amplas possibilidades de sucesso. O professor Miguel disse que as palavras anteriores resumiam muito bem o espírito de todos. O sentido proposto pelo professor Sebastião, de integração era muito bem vindo, face a necessidade de união na construção do ICH e tinha a certeza de que com esse espírito isso seria possível. A professora Ana disse que reconhecia as capacidades dos colegas e colocou seu trabalho à disposição. Reconhece que há momentos em que as diferenças entre os cursos são necessárias, mas fundamentalmente há momentos em que a união do ICH é necessária. Também a professora Rosane salientou que a palavra integração era muito importante no momento e parabeniza a chapa pela escolha. A professora Giovana se disse muito contente com a eleição dos colegas e que considera muito importante a disponibilidade dos colegas em assumir o encargo tendo em vista isso ser fundamental para o sucesso. O conselheiro Cleoni se manifestou dizendo se sentir muito contente, como representante de origem no curso de História, por reconhecer a capacidade de trabalho do professor Sebastião. Colocou-se à disposição para contribuir. A conselheira Mariuza agradeceu o acolhimento que tem tido no ICH e se coloca à disposição para ajudar no que for possível e parabeniza aos professores pela proposta apresentada. A professora Louise disse que também se colocava à disposição e parabenizava os colegas pela eleição. O professor Sidney se manifestou dizendo da satisfação que tinha em verificar o interesse dos colegas Sebastião e Andréa em assumir a gestão da unidade. Tinha certeza, pelo tempo em que contou com o trabalho do professor Sebastião na Vice-Direção, que a Direção do ICH estava muito bem encaminhada. Ao longo de toda a gestão o professor Sebastião foi muito mais do que um Vice-Diretor que assumiu apenas nos impedimentos regimentais, mais do que isso, esteve sempre presente, tornando a tarefa de administrar muito mais fácil. Desejou a mesma sintonia na próxima gestão. Disse ainda ser importante dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos e que a escolha dos dois representava também um aval aos projetos desenvolvidos até então. Por fim, se colocou à disposição e desejou sucesso aos colegas.

 

Listas Tríplices

Logo em seguida o professor Sidney passou a organizar as listas tríplices. Assim, “a votação será uninominal, devendo as listas ser compostas com os três primeiros nomes mais votados em escrutínio único, onde cada eleitor vota em apenas um nome para cada cargo ser preenchido”. Em primeiro lugar foi feita a votação uninominal para o cargo de Diretor do ICH. Foram apontados 10 (dez) votos para o professor Sebastião Peres, 02 (dois) votos para o professor Miguel e 01 (um) voto para o professor Moisés. Depois, foi feita a votação uninominal para o cargo de Vice-Diretor do ICH. Foram computados 10 (dez) votos para a professora Andréa Bachettini,  02 (dois) votos para a professora Ana e 01 (um) voto para a professora Rosane. Sendo assim, a lista tríplice para Diretor do ICH fica composta pelos professores Sebastião Peres, Miguel Pinto de Oliveira e Moisés Ortemar Rehbein. A lista tríplice para Vice-Diretor do ICH fica composta pelas professoras Andréa Lacerda Bachettini, Ana Inez Klein e Rosane Aparecida Rubert.

Nesta segunda-feira (22/10/2018) as respectivas listas foram encaminhadas para a Reitoria que deverá emitir portarias nomeando os indicados para posterior posse.