Início do conteúdo

O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil: professor do ICH convida para propor curso de extensão

Curso de Extensão:

O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil

Na esteira das iniciativas de inúmeras universidades do país, propõe-se criar no âmbito da UFPel um fórum ampliado para debater o golpe de 2016 e suas consequências à democracia, consideradas em suas múltiplas e diversificadas possibilidades e implicações. Os principais objetivos são de expressar apoio público ao profº Luis Felipe Miguel da Universidade de Brasília, além de ajudar a consolidar institucionalmente as manifestações de repúdio ao processo de intimidação sofrido pelo colega da UnB e, em última instância, o ataque à própria autonomia universitária – além de outros direitos constitucionais garantidos.

Assim considerando, temas como estruturas político-partidárias, minorias, movimentos sociais, educação, cultura, justiça, dentre tantos outros, serão abordados por profissionais de diversas áreas do conhecimento, e demais atores da sociedade civil. A princípio, pensa-se em um ciclo de palestras/aulas que se estenderá ao longo do semestre de 2018-1.

Neste sentido, convidamos toda coletividade docente da UFPel a participar, propondo palestras/aulas que discutam questões específicas à luz de suas áreas de interesse e atuação, tendo o tema do golpe de 2016 como pano de fundo fundamental. Os professores interessados em integrar o projeto, devem entrar em contato através do e-mail nemucs@ufpel.edu.br , até dia 16/03, para que em seguida marquemos uma reunião afim de discutirmos as propostas e o calendário de palestras/aulas.

 

Profº Daniel Viana de Souza

Departamento de Museologia, Conservação e Restauro – ICH – UFPel