Início do conteúdo

Fórum de Diretores se reúne para discutir 30 horas e orçamento

Na manhã desta sexta-feira, 09/02/2018, o Diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor Sidney Gonçalves Vieira, participou de mais uma reunião do Fórum de Diretores da UFPel. Na ocasião, a pauta principal tratou de discutir a jornada de 30 horas em turno único na universidade e o orçamento para 2018.

Sobre a jornada de 30 horas ainda não há uma definição do que deve ser feito por cada uma das unidades. Permanece a orientação da Reitoria no sentido de que cada unidade realize estudo destinado a implantação efetiva da jornada em turno único, dentro dos requisitos legais. Como ainda não houve pronunciamento do TCU sobre recurso da UFPel referente a essa situação, cabe aguardar a postura daquela corte para que as providências sejam tomadas. No ICH, já houve reunião que discutiu a questão e o tema deverá ser levado ao Conselho Departamental para análise e encaminhamento. A reunião contou com a participação do STA Matheus da Silva Cardoso, da Coordenação de Administração de Pessoal, da PROGEP.

Com relação ao orçamento para 2018  ainda não houve liberação dos recursos por parte do Governo Federal. A expectativa é de que o orçamento da UFPel seja semelhante ao do ano anterior e se trabalha com a perspectiva de um total de cerca de 706 milhões de reais. Desse total, cuja maior parte é consumida com pagamento de pessoal, cerca de 53 milhões de reais devem ser destinados para manutenção da universidade e 8 milhões em recursos de capital. Os valores para empenho ainda não foram distribuídos, motivo pelo qual os gastos nas unidades estão funcionando de acordo com as demandas existentes, para abatimento posterior. A reunião contou com a presença do Superintendente de Orçamento e Gestão de Recursos, da Proplan, professor Denis Franco.