Início do conteúdo

LÂMINA/ICH Desenvolve PROJETO FORTE SANTA TECLA em Bagé

LÂMINA/ICH Desenvolve

PROJETO FORTE SANTA TECLA

SEGUNDA MISSÃO DE TRABALHO

20 de outubro de 2017

 

 OBJETIVOS

  1. Divulgação via rádio e TV, na comunidade da cidade de Bagé, dos objetivos gerais da participação da equipe do Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica, discentes e pesquisadores colaboradores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Museo del Patrimonio Regional de Rivera, Campos de Honor, e Asociación de Amigos de los Museos Militares, no Projeto de Revitalização do Sítio do Forte Santa Tecla (1774-1801), Bagé, Rio Grande do Sul. O Projeto Marco, denominado Parque Forte Santa Tecla é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Bagé (Arquiteta Joelma Lemos Silveira) e do  3º Regimento de Cavalaria Mecanizado – “Regimento Santa Tecla” (Ten. Cel. Cav. Rafael Cunha de Almeida).
  2. Avaliação da infraestrutura e características ambientais da Reserva Técnica do Museu Dom Diogo de Souza, instituição designada para a guarda permanente dos materiais arqueológicos que por ventura possam surgir de futuras prospecções no Sítio do Forte Santa Tecla. Este diagnóstico preliminar permitirá estabelecer as modificações da Reserva Técnica que sejam necessárias para atender os requisitos da normativa arqueológica nacional, em especial da Portaria do IPHAN número 196/2016.
  3. Levantamento de cartografia da região disponível na Prefeitura Municipal de Bagé.

ATIVIDADES

  1. Saída às 07:30 desde a frente do Instituto de Ciências Humanas. https://www.facebook.com/ICH.Ufpel
  2. 10:00 – Gerência de Geomensura e Cartografia da Prefeitura de Bagé (SIG Territorial). https://sites.google.com/site/ggcbage/home
  3. 11:30 – Rádio Difusora Bagé -RS. Programa Grande Jornal Difusora. https://www.facebook.com/RadioDifusoraBageRs/
  4. 13:30 – Almoço no Regimento Santa Tecla. http://www.3rcmec.eb.mil.br/
  1. 14:30 – Museu Dom Diogo de Souza, Centro, Bagé. https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Dom_Diogo_de_Souza_(Bag%C3%A9)
  2. 15:30 – Gravação do Canal TV Câmara Bagé durante os trabalhos no Museu. http://www.camvbage.rs.gov.br/
  3. 17:00 – Retorno a Pelotas, com chegada prevista às 19:30 ao Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel).