Início do conteúdo

Curso Antropologia e Pesquisa em Mídias Digitais

Curso Antropologia e Pesquisa em Mídias Digitais

Profa. Débora Krischke Leitão (UFSM)

O notável protagonismo das tecnologias digitais no cotidiano e em diversos domínios da vida social tem desafiado as disciplinas que se dedicam a compreender a vida em sociedade. O curso Antropologia e Pesquisa em Mídias Digitais tem como objetivo apresentar a constituição do campo da Antropologia Digital, descrever o panorama atual das pesquisas sobre mídias digitais e/ou em ambientes digitais, assim como discutir questões metodológicas e éticas da pesquisa desses objetos/contextos.
Conteúdo Programático
1. Do ciber ao digital: a constituição de um campo
2. Etnografia e mídias digitais: questões metodológicas e éticas
3. Panorama de pesquisas recentes
Bibliografia
Será disponibilizada aqui.
Quando
Serão três encontros: 30 de novembro de 2017 (das 14h30 às 18h30), 1º de dezembro de 2017 (das 9h00 às 12h30; das 14h00 às 18h00).
Modalidades de participação
1. Alunos/as de Pós-Graduação: poderão matricular-se, na Secretaria do PPGAnt/UFPel (ppgant@ufpel.edu.br), na disciplina de um (1) crédito Antropologia e Pesquisa em Midias Digitais. Matrículas: de 23 de outubro a 1º de novembro.
2. Alunos/as de Graduação, Docentes e demais interessados/as: deverão, até 1º de novembro, solicitar sua inscrição escrevendo para ppgant@ufpel.edu.br, informando nome completo, titulação, curso a que está vinculado/a e ano em que está, e-mail; manifestando seu interesse em participar do curso e declarando comprometer-se em participar dos três encontros programados. Após solicitar a inscrição, aguardar comunicação a respeito, confirmando-a ou não. Havendo maior número de interessados/as do que vagas, a prioridade será dada aos/às que tiverem disponibilidade para participar integralmente do curso, alunos/as e docentes de Antropologia, alunos/as em estágio mais avançado de seus cursos.
Caso a totalidade das vagas não seja preenchida, as inscrições serão reabertas.