SEMINÁRIO HISALES: 10 ANOS DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA E DOS LIVROS ESCOLARES

Amanhã, quinta-feira, 23/06, começa o

O evento acontece nos dias 23 e 24 de junho  (quinta-feira e sexta-feira) no CAMPUS LOBO DA COSTA – UFPel (RUA LOBO DA COSTA, 1877 – Pelotas/RS, no prédio da antiga fábrica de embalagens Canguru, próximo ao IFSul e em frente ao Centro de Saúde).

O Seminário, nos dois dias – 23 e 24/06 – em toda a sua programação, é oferecido para todas as pessoas que se inscreveram, tanto como ouvintes como para aquelas que também apresentarão seus relatos de experiência no Falaprofessor@.

Quem ainda não se inscreveu, ainda pode se inscrever, na quinta-feira demanhã (na sala do HISALES) ou diretamente no horário de credenciamento (quinta-feira a partir das 17h), em frente ao auditório.

Abaixo, enviamos novamente a programação completa e confirmada (que será entregue no credenciamento).

PROGRAMAÇÃO:

23/06/16 – QUINTA-FEIRA

17h – 17h30min:  Credenciamento

17h30min:  ABERTURA DO EVENTO – Profa. Dra. Eliane Peres e Profa. Dra. Vania Grim Thies (coordenadoras do HISALES) e representantes da coordenação da FaE e PPGE/UFPel

18h – 20h:  PALESTRA «Desafios da alfabetização na atualidade» Profa. Dra. Luciana Piccoli (FACED/UFRGS)

24/06/16 – SEXTA-FEIRA manhã

8h30min – 10h: MESA-REDONDA «HISALES: 10 anos de pesquisa, ensino e extensão» Profa. Dra. Eliane Peres e Profa. Dra. Vania Grim Thies (coordenadoras do Grupo de Pesquisa HISALES – PPGE/FaE/UFPel)

10h  Intervalo – Coffee-break

10h30min – 11h45min:  MESA-REDONDA «Pesquisa e formação de pesquisadores no HISALES»

Profa. Me. Cícera Marcelina Vieira (HISALES e Rede Municipal de Ensino de Pelotas/RS) – «Eixo 01 de pesquisa do HISALES – Estudos sobre história da alfabetização»

Profa. Dra. Lisiane Sias Manke (HISALES e Depto. História – ICH/UFPel) – «Eixo 02 de pesquisa do HISALES – Pesquisas sobre práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita»

Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiros Alves (HISALES, PNAIC e IFM/UFPel) – «Eixo 03 de pesquisa do HISALES: Livros escolares produzidos no Rio Grande do Sul»

24/06/16 – SEXTA-FEIRA tarde

13h30min – 16h20min:  «FALAPROFESSOR@: Relatos de Experiências de Alfabetização, Leitura e Literatura na Escola» Local das Sessões de apresentação: Salas do Campus Lobo da Costa – Lobo da Costa, 1877 – apresentação de 41 relatos de experiência inscritos e aprovados (a relação das 8 Sessões de apresentação de Relatos será disponibilizada no credenciamento)

16h30min:  Intervalo – Coffee-break

17h – 19h:  PALESTRA «Alfabetização e literatura: um encontro possível – fragmentos da prática pedagógica desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental» Profa. Mestranda Sílvia Nilceia Gonçalves (PPGE/FaE/UFPel e Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS)

19h:  ENCERRAMENTO DO EVENTO – Profa. Dra. Eliane Peres, Profa. Dra. Vania Grim Thies e integrantes do Grupo de Pesquisa HISALES (PPGE/FaE/UFPel)

Aguardamos todos vocês lá!

Até amanhã!

Translate »