Ver a imagem de origem

Maio (latim Maius) – Deusa Maia, uma Plêiade, filha de Atlas e mãe de Mercúrio ou Hermes que nos proporciona a hermenêutica. Seus seguidores os Maieistas encontram nela a fecundidade e projetam a energia vital. Maia ou  Maiestas é o despertar da força natural, o renascimento, sendo mentora de seu filho, sendo também relacionada a Fauna e a Bona Dea (Deusa Boa) é uma velha deusa da primavera, da estação das chuvas, sendo ela a mais bela das plêiades, seu nome quer dizer  “pequena mãe“. O termo maiêutica que deriva de seu nome, é ligada a  maiêutica socrática tem como significado “dar à luz”, “dar parto” , “parir”, onde primeiro demole, depois ajuda a reconstruir conceitos, transitando do básico ao elaborado, “parindo” noções cada vez mais complexas.

Na astrologia está entre o fim de Touro e o começo de Gêmeos. Touro é calmo e aprecia a ordem, o equilíbrio e pensa demoradamente, segurança é o que pretende, se ligando no espaço/tempo com Gêmeos que é mutável, animado, irônico, entusiasmado, mas que se vale de uma sutileza do espírito.

No Candomblé em maio se comemora Orixá “OBÀ” – Rainha Poderosa – no 30 de maio – Ela representa também o poder dos ventos, a senhora dos redemoinhos, sincretizada com Joana D’Arc, forte guerreira, sempre com a espada e o escudo na mão, para proteger os seus, luta pelas mulheres, a mãe dos corações femininos, Saudação: Obá Xirê Yá!