Orientador

Orientador fundador

Prof. Dr. Ramon Róseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes

Professor do Departamento de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará – área de estudos Análises Toxicológicas. Farmacêutico Generalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (2010). Especialista em Análises Clínicas pela Universidade Ferderal do Ceará. Mestre (2013) e Doutor (2017) em Farmacologia, ambos pela Universidade Federal do Ceará. Realizou estágio pós-doutoral no Laboratório de Pesquisa em Doenças Renais e Tropicais (2017-2018). Realiza pesquisas nas áreas de: análises clínicas e toxicológicas, farmacologia, pesquisa de novos fármacos, toxicologia, doenças negligenciáveis, doença de chagas, doenças renais e hepáticas, envenenamentos ofídicos. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFC.

“Como orientador desse projeto, um de meus maiores anseios é fomentar que os estudantes de Farmácia [...] também possam se apaixonar por essa área e compreender a importância dela para o suporte à saúde da população”.

Ter recebido o convite para orientar a LAAC é um dos meus maiores orgulhos desde que iniciei minha carreira docente, há alguns anos. Isso por que um dos meus objetivos principais (e também o que mais me dá prazer nessa profissão) é contribuir e testemunhar de perto o desenvolvimento profissional dos meus alunos. Somado a isso, há o fato de que a liga nos permite trabalhar em prol das análises clínicas, que é uma grande paixão.

Como orientador desse projeto, um de meus maiores anseios é fomentar que os estudantes de Farmácia, tanto da UFC quanto de outras instituições, também possam se apaixonar por essa área e compreender a importância dela para o suporte à saúde da população. É necessário perceber que ela faz parte do cuidado farmacêutico e que é essencial para o diagnóstico e acompanhamento clínico.

A LAAC-UFC é uma iniciativa voltada primordialmente ao desenvolvimento dos alunos a nível de graduação. Ela faz parte de um grupo de projetos diferentes que trazem a oportunidade de complementar o processo de formação dos alunos, trazendo experiências mais completas, aprofundadas e significativas. Hoje, em julho de 2020, escrevendo esse texto, chamo a atenção para a LAFITO (Liga Acadêmica de Fitoterapia da UFC), PET-UFC Farmácia e Ipharma Jr. (Empresa Júnior do Curso de Farmácia), além de projetos como GPUIM (Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos), CEATENF (Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica), CIM (Centro de Informação em Medicamentos), CETOX (Centro de Estudos em Toxicologia) e os muitos grupos de pesquisa vinculados ao nosso curso.

Dentro de suas especificidades, todas essas iniciativas promovem a pluralidade da formação discente e refletem a pluralidade da nossa profissão. Espero que, em breve, tenhamos bem mais siglas para aprender e possamos contar com muitos novos projetos.

Prof. Dr. Ramon Pessoa

Orientador da LAAC-UFC