COMO SURGIU A IDEIA DO PROJETO

O projeto "Ginecologicamente Falando", criado pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFPel, busca disseminar informações sobre a saúde da mulher de forma acessível e descontraída. Em seu terceiro ano, o podcast conta com 170 episódios que abordam temas como gravidez, doenças do sistema reprodutor feminino, e prevenção de câncer, entre outros. Inspirado no método de estudos do professor Guilherme Bicca, que gravava perguntas e respostas durante sua graduação há 27 anos, o podcast se adapta às novas tecnologias para alcançar um público mais amplo. Coordenado também pelo Dr. Thales Moura, o projeto visa oferecer atualizações relevantes sobre saúde feminina e tornar a linguagem médica acessível ao público geral. Os episódios são disponibilizados semanalmente em várias plataformas digitais.

PORQUE FAZER UM PODCAST?

Como levar saúde ao paciente isolado em casa? Como estimular a ciência em um momento tão sombrio apresentando zero recursos financeiros? A possibilidade de obter informações e instruções relevantes em casa, ou em qualquer lugar, apenas necessitando do celular, foi o motivo de nosso projeto de extensão, que desde o início se provou cativante a todos que repassamos a ideia. Isto proporcionou uma facilidade de formação de equipe, na qual uma característica foi sempre crucial: todos participam, dão opinião e são ouvidos.

COMO SÃO SELECIONADOS OS TEMAS E OS CONVIDADOS?

Os convidados são escolhidos entre os profissionais de destaque em todo o território nacional, muitos ligados aos serviços Universitários ou de Residência Médica. É respeitada a expertise de cada profissional sendo escolhido o tema no qual ele tenha afinidade e desejo de debater. O convite é realizado e ,caso aceite, é marcado uma data para a gravação. Ao mesmo tempo está ocorrendo a elaboração do roteiro de entrevista. Neste momento um processo de aprendizado já está em andamento pois o aluno se responsabiliza em conversar e debater com um expert.

FUTURO DO PODCAST

Além da divulgação por meio virtual, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde de nossa região, estamos preparando painéis que convidam as pacientes a acessar o Ginecologicamente Falando. Os posters apresentam um QR-code que possibilita acessar diretamente nosso conteúdo. Flyers também estão sendo confeccionados para serem disponibilizados em nossos ambulatórios. Através de contato com demais ligas acadêmicas de ginecologia e obstetrícia de todo o Brasil, iniciamos a divulgação de nosso trabalho, com resultados interessantes no feedback de nossos ouvintes. Como internacionalizar é preciso, sabendo que a internet é uma ferramenta que nos permite atingir outros países, temos como objetivo futuro acessar através de estudantes de medicina e mulheres de outras nações, levando nosso conteúdo além de nossas fronteiras.

CONHEÇA NOSSO TIME ATUAL

Dr. Thales Moura