Início do conteúdo
    Notícias
  • Pesquisadores do GEOTER participam do IVCongresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território na USP.

    Os mestrandos Thales Rodrigues e Josué Kuhn Völz participaram do IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território realizado na USP. No evento foram apresentados os resultados de suas pesquisas de mestrado.

    No total foram publicados quatro artigos do GEOTER no IV CONGEA, sendo eles:

    Guerra cibernética: análise das produções no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES Thales Rodrigues, Tiaraju Salini Duarte, Samuel de Jesus Cabral,

    A evolução histórica do sistema capitalista agroalimentar de produção/distribuição: Velhos atores e novos pivôs geopolíticos emergentes no ramo dos grãos.
    Josué Kuhn Völz, Tiaraju Salini Duarte, Ryan Mendes dos Santos,

    A territorialidade do Tráfico de Drogas e os homicídios dolosos no município de Rio Grande/RS: Os conflitos entre facções e sua relação com as rotas de exportação dos entorpecentes ilícitos.
    Ryan Mendes dos Santos, Lucas Pires Ferreira.

    O Sistema Territorial do Tráfico de Drogas: Nós, Tessituras e Redes no Estado do Rio Grande do Sul. Samuel de Jesus Cabral, Thales Rodrigues, Josué Kuhn Völz, Tiaraju Salini Duarte

  • Pesquisadores do GRUPO GEOTER/UFPel publicam artigo sobre tráfico de drogas e fluxo de entorpecentes ilícitos para o Rio Grande do Sul

    Os pesquisadores Dr. Tiaraju Salini Duarte, Dr. Robinson Santos Pinheiro e Me. Antonio Lourence Kila de Queiroz publicaram na Revista Boletim Goiano de Geografia (A2) o artigo intitulado: TRÁFICO DE DROGAS E TERRITÓRIOS-REDE: UMA ANÁLISE DOS FLUXOS DE ENTORPECENTES ILÍCITOS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. A pesquisa analisa a formação de territórios-rede como estratégia de domínio espacial construída pelas facções regionais, buscando compreender os fluxos de entorpecentes ilícitos para o estado do Rio Grande do Sul.

    O trabalho completo pode ser encontrado no seguinte link:https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/69861

     

  • Integrantes do grupo de pesquisa de Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades (GEOTER/UFPel) publicam pesquisa

    Pesquisadores do grupo de Pesquisa GEOTER apresentaram no evento IV Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE) organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os pesquisadores do grupo de Pesquisa GEOTER da Universidade Federal de Pelotas apresentaram o trabalho DA FRONTEIRA ÀS PLATAFORMAS DE EXPORTAÇÃO: A LOGÍSTICA TERRITORIAL DO TRÁFICO DE DROGAS E O PAPEL DA ESTRUTURA PORTUÁRIA NO TERRITÓRIO NACIONAL.

    Resumo do trabalho:

    Considerando o crescimento do crime organizado vinculado ao tráfico de drogas e o papel que o Brasil assume no século XXI, referente ao cenário internacional, é que a presente pesquisa delineia seu objetivo geral, o qual visa analisar a teia de relações estabelecidas no território nacional vinculados ao narcotráfico, buscando compreender o papel que a estrutura portuária brasileira desempenha no sistema territorial do tráfico de drogas. Em termos metodológicos, o trabalho dividiu-se em três etapas: levantamento teórico, análise de dados e discussão dos mesmos. Podemos observar como resultados que múltiplos agentes vinculados ao tráfico de drogas atuam no Brasil, os quais buscam conectar um complexo sistema que objetiva colocar os produtos ilícitos em circulação. Nesta seara, nota-se que a estrutura portuária ganha relevância, transformando-se em plataformas de exportação destes entorpecentes para o mercado internacional, ganhando relevância os portos da Região sudeste e sul. Por fim, podemos compreender que espacialmente o narcotráfico consolida, no contexto atual, corredores e rotas em todas as regiões brasileiras e, ao mesmo tempo, diversifica a sua estrutura buscando estabelecer relações reticulares que culminam com a formação de novas plataformas de exportação.

    Para baixar o artigo, clique em:

  • Integrantes do grupo de pesquisa de Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades (GEOTER/UFPel) publicam artigo sobre a produção (micro)cervejeira no estado do Rio Grande do Sul.

    O artigo intitulado “A produção (micro)cervejeira no estado do Rio Grande do Sul: da decadência produtiva a renovação do setor” foi publicado na Revista Estudos Geográficos da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro.

    O texto ressalta qua a produção (micro)cervejeira no Brasil apresenta-se como um importante setor da economia e, nesse contexto, o estado do Rio Grande do Sul desponta como um dos principais polos produtivos do território nacional.

    O estudo realizado pelo GEOTER teve como objetivo analisar a produção (micro)cervejeira no estado sulino em dois recortes temporais: o primeiro, centrado no processo de estruturação e decadência da produção e, o segundo, denominado de renovação produtiva.

    Para baixar o artigo, clique em:

  • Dia 03/11 às 19H continuamos com a programação do XVII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais com a terceira palestra intitulada “Fronteiras gaúchas: formas, funções processos e estruturas” com a Profª. Dra. Adriana Dorfman.
    – Para saber mais sobre o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais e para realizar sua inscrição no evento clique no link
    – A transmissão da palestra ocorrerá pelo nosso canal no Youtube:
  • No dia dia 29 de SET às 19h ocorrerá a live intitulada “Invenção das tradições e cultura gaúcha: Uma análise através do livro O Continente de Érico Veríssimo” com o Prof. Luciano Martins da Rosa (Doutorando no programa de Pós-Graduação em Geografia – UNICAMP)

    – A transmissão ocorrerá em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/GeoTerUFPEL

  •  

    Membro do grupo GeoTer  tem aceite de artigo no X Simpósio Nacional de Geografia da Saúde com a temática “Dimensões Geográficas dos Impactos e Desafios das Pandemias”.  O evento tem como proposta um dialogo sobre a necessidade de se dar continuidade aos debates sobre as crises vivenciadas pela sociedade em 2020 proporcionadas pela pandemia de COVID-19, abordando sobre o desenvolvimento de ações mais eficientes na gestão da saúde pública.

    O artigo foi produzido pelo mestrando Eduardo Schumann, com a orientação do Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte. O pesquisador apresentou o artigo intitulado “As Redes Urbanas e a difusão do SARS-COV-2: Uma Análise da Região de Saúde Sul do Rio Grande do Sul”

    Para acessar o texto, clique abaixo:

  • Covidamos para a nossa live intitulada “Diálogos sobre a prática docente e as condições de trabalho no ensino de Geografia” ocorrerá no dia 5 de agosto às 19h com o Prof. Igor Armindo Rockenbach. A transmissão ocorrerá em nossa página do Facebook Grupo de Pesquisa: Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades

  •  

    Membro do grupo GeoTer  apresentam artigo no I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo (I EN_ReBECCa) e V Seminário Regional Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades (V SRCCC). Ambos os eventos são atividades promovidas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador-Barbalho, sob a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Cidade, Espaço Urbano e Sustentabilidade Socioespacial (NEP-CEUS) e da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo (ReBECCa).

    O artigo apresentado foi produzido pelo graduando Yves Pereira de Souza com a orientação do Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte. O artigo intitulado “A sociedade de Consumidores e a Emergência do Consumo Virtual: Uma análise do E-commerce no Brasil no ano de 2020”

    Para baixar, clique na imagem:

     

  • Membros do GeoTer  apresentam artigo no III Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE)

    Membros do grupo GeoTer  apresentam artigo no III Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE) com a temática “Impactos e Mutações no Território Brasileiro: Da Crise Política à Devastação Ambiental no Contexto da Pandemia do Covid-19”  organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro.

    Os artigos foram produzidos pelos mestrandos Antonio Lourence Kila de Queiroz e  Guilherme Augusto Cabreira, com a orientação do Prof.Dr Tiaraju Salini Duarte. Os pesquisadores apresentaram dois artigos “Entre Corpos, Territórios e Significações da Violência : A Retaliação do Corpo Pós-Morte como Símbolo de Poder Dentro Do Sistema Penitenciário Brasileiro”  e “Geopolítica Clássica e sua Relação com o Nazismo: As Justificativas Teóricas/Ideológicas da Política Imperialista do III Reich no Século XX. 

     

    ENTRE CORPOS, TERRITÓRIOS E SIGNIFICAÇÕES DA VIOLÊNCIA: A RETALIAÇÃO DO
    CORPO PÓS-MORTE COMO SÍMBOLO DE PODER DENTRO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
    BRASILEIRO.

    GEOPOLÍTICA CLÁSSICA E SUA RELAÇÃO COM O NAZISMO: AS JUSTIFICATIVAS
    TEÓRICAS/IDEOLÓGICAS DA POLÍTICA IMPERIALISTA DO III REICH NO SÉCULO XX.