Início do conteúdo
Pesquisa

Nosso grupo possui linhas de pesquisa interdisciplinares envolvendo principalmente Química Inorgânica, Orgânica e Físico-Química.

Linha 1: Estudos em Bioinorgânica, Catálise e Farmacologia

1. Desenvolvimento de novas metalodrogas: Atuamos no desenvolvimento de novos complexos baseados em metais essenciais contendo ligantes especialmente planejados para atuarem como potenciais metalodrogas com atividades antitumorais.
2. Desenvolvimento de novos complexos de Cu(II) e Mg(II) com potenciais atividades antioxidantes (investigações das atividades antioxidantes por testes in vitro).
3. Desenvolvimento de precursores catalíticos para produção de polímeros biodegradáveis e biocompatíveis. Investigação catalítica desses novos sistemas.

Projeto 1

Linha 2: Estudos em Síntese Orgânica

Com a crescente demanda por biodiesel, combustível que causa menos emissões de gases-estufa, cresceu também a oferta de glicerol, um derivado da síntese daquele combustível. Assim, metodologias que utilizem o glicerol, quer como solvente, quer como reagente, são altamente desejáveis. A presente proposta envolve a utilização de um derivado do glicerol como eletrófilo em acoplamentos com ácidos borônicos e compostos heteroaromáticos. Os produtos destes acoplamentos serão então manipulados sinteticamente para a obtenção de arilacetaldeídos, moléculas muito versáteis para a síntese orgânica. Como metais de transição serão investigados o paládio e o cobre. Eventualmente, solventes verdes como o próprio glicerol serão investigados para a transformação ora proposta.

Projeto 1

Linha 3: Química Teórica e Computacional

  • Estudo teórico de processos de transferência de carga e energia

Uso de métodos de dinâmica (clássica e quântica) para tratar processos de transferência de carga e energia, utilizando métodos não-adiabáticos em sistemas moleculares de larga escala.

  • Caracterização de sistemas moleculares

Utilização de métodos de estrutura eletrônica para estudar propriedades moleculares (geométricas e eletrônicas) e métodos clássicos (dinâmica molecular clássica e docking) para o estudo de sistemas moleculares

  • Desenvolvimento de métodos em Química Computacional

Desenvolver métodos e novos códigos computacionais de relevância em Química.

Projeto 1