Início do conteúdo

Fórum de Diretores discute Alocação de Vagas Docentes

Forum_Ifisp

Reunião foi no IFISP

Na segunda-feira, 08/08/16, o Fórum de Diretores se reuniu na Sala 206 do Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP) para discutir a distribuição de vagas docentes na UFPEL.

Por solicitação do Fórum de Diretores o COCEPE não utilizou a Matriz de Alocação de Vagas Docentes para fazer a distribuição de vagas existentes, aguardando sugestão para ser debatida na Comissão de Alocação de Vagas Docente (CAVD). Na reunião de segunda, os diretores debateram demoradamente a questão.

Fórum dividido entre duas propostas

O Fórum de Diretores se apresentou dividido entre duas propostas: uma, que encaminha para a CAVD uma versão modificada da Matriz de Vagas, que contém diversos indicadores que mensuram uma série de desempenhos das unidades acadêmicas em função do ensino, da pesquisa e da extensão, principalmente; outra proposta, sugere o encaminhamento de uma análise com base na demanda efetiva dos cursos e nas previsões contidas em seus Projetos Pedagógicos.

Proposta conciliadora

Durante a reunião, a solução encontrada foi uma proposta alternativa, contemplando os dois encaminhamentos: sugere-se à Comissão de Alocação de Vagas que distribua as vagas existentes usando a Matriz para cinquenta por cento das vagas e, para as restantes, utilize critérios políticos pedagógicos para fazer uma distribuição estratégica de vagas. Também foi sugerida a revisão do critério universal de geração de vagas na ordem de 2 para 1.

Publicado em 12/08/2016, na categoria Notícias.