Pesquisas Desenvolvidas

O uso do Ciberespaço na Visualização da Forma Arquitetônica de Espaços Internos em Fase de projeto.

(Dissertação Desenvolvida para conclusão do curso de Mestrado em Arquitetura)

Resumo: A maneira gráfica como a arquitetura é apresentada, por demonstrar o espaço tridimensional idealizado pelo arquiteto através de artifícios bidimensionais, pode tornar-se insuficiente por não demonstrar todas as possibilidades desse espaço e assim não permitir uma visualização satisfatória do que se está propondo. Entretanto, acredita-se que apenas a apresentação da tridimensionalidade deste espaço não seja suficiente para garantir sua total visualização. Acredita-se ser necessária a utilização de um meio, no qual o observador, além de visualizar a tridimensionalidade do espaço, possa ter alguma interação com o espaço observado. Assim, apresenta-se a necessidade do uso do meio digital, o qual, por trazer a possibilidade de comunicação e transmissão de informações através do ciberespaço, ou seja, através de redes digitais, não deve se limitar à apresentação de objetos tridimensionais. Portanto, a dúvida que deu origem à presente pesquisa foi : como o ciberespaço pode ser utilizado para facilitar a visualização da forma arquitetônica de espaços internos em fase de projeto? Sendo assim, foi feito um levantamento de informações através de referenciais teóricos e através de questionários aplicados a arquitetos, para coletar informações sobre como e o que os artifícios gráficos deveria demonstrar para a correta visualização dos espaços internos em fase de projeto. Com estas informações foi então desenvolvido um site protótipo, onde foram visualizados os espaços internos propostos por um projeto utilizado como exemplo, e após foi feita uma verificação deste protótipo com um grupo de arquitetos e um grupo de pessoas leigas.

Palavras chave: Ciberespaço, Forma Arquitetônica,Espaços internos


 

Representação Interativa Para Objetos Arquitetônicos

(Monografia desenvolvida para conclusão do curso de Especialização em Gráfica Digital)

Resumo: A representação gráfica de objetos arquitetônicos sempre conviveu com a dificuldade de proporcionar uma melhor compreensão espacial do objeto representado. Os desenhos mais utilizados não nos permitem visualizar o espaço tridimensional por possuírem apenas duas dimensões. Por isso, algumas vezes, são utilizados recursos como as maquetes convencionais e perspectivas. Com a ascensão das tecnologias CAD, esses recursos começam a ser substituídos por maquetes eletrônicas e imagens geradas a partir dessas maquetes, que podem ser a cópia fiel do objeto arquitetônico, porém, em um ambiente virtual. Apesar de facilitar a compreensão espacial, a imagem gerada ainda é uma representação estática e bidimensional. Para evoluir dessa imagem, algumas vezes são utilizadas animações que percorrem os ambientes da maquete eletrônica, o que pode tornar a compreensão do objeto arquitetônico mais fácil. Essa animação, entretanto, também é uma representação fechada, sem possibilidade do usuário interagir no momento da apresentação, buscando a melhor maneira de perceber o objeto representado. Entende-se que a possibilidade de interagir, buscando diferentes imagens, simulando um passeio no ambiente virtual, pode facilitar a compreensão espacial de cada usuário. Buscando-se analisar esta possibilidade foram estudados conceitos de Realidade Virtual e a utilização da Linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language), que permite a geração de ambientes virtuais com os quais o usuário do computador pode interagir.

Palavras chave: Representação Gráfica, Objeto Arquitetônico, VRML.


 

Disciplina a Distância para Cursos de Graduação Presenciais: O planejamento de uma disciplina de Expressão Gráfica Digital para o curso de Design Gráfico.

(Monografia desenvolvida para conclusão do curso de Especialização em Metodologia do Ensino a Distância)

Resumo: A Educação a Distância tem se apresentado como uma modalidade de ensino que facilita e viabiliza a continuidade na qualificação de todos os tipos de profissionais, por eliminar barreiras tradicionais de tempo e espaço. Neste sentido, acredita-se que o oferecimento de disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais contribui na preparação dos estudantes para uma modalidade de ensino que cada vez mais possibilita uma atualização constante de conhecimentos tornando-os assim profissionais mais preparados para uma sociedade em permanente mudança. Sendo assim, o presente estudo descreverá como pode ser realizado o planejamento da inclusão de uma disciplina a distância para um curso de graduação presencial, especificando e descrevendo as suas etapas de desenvolvimento. Além desta descrição, o estudo, irá apresentar uma proposta de projeto especifico para a inclusão de uma disciplina a distância de Expressão Gráfica Digital em um curso presencial de graduação em Design Gráfico.

Palavras Chave: Educação a Distância, Disciplina a Distância, Expressão Gráfica Digital