Aberto Edital de Bolsista ao “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional”

Estão abertas as inscrições, de 15 a 19 de Maio de 2023, de um processo seletivo para o preenchimento de 01 vaga do “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional” no setor de Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação – SGTIC.

A vaga está aberta para os alunos dos cursos de Administração e Processos Gerenciais.

CARGA HORÁRIA, VIGÊNCIA E VALOR DAS BOLSAS
As bolsas regulares terão vigência conforme detalhamento no quadro de vagas.
O valor de remuneração será de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais, com carga horária total de 20h semanais, totalizando 80h mensais.

Para mais informações acesse: Edital de Bolsista

Projeto Arte, Cultura e Informação na UFPel convida para encerramento musical com Orquestra UFPel

O projeto entre Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO) e Centro de Letras e Comunicação (CLC) convida toda comunidade de discentes, docentes e trabalhadores para encerramento musical do semestre com participação da Orquestra da UFPel (Regência Prof. Tiago Ribas, Centro de Artes).
Quando: 11/05 – às 17h30min
Onde: Anglo (proximidades do restaurante/bar)
O repertório é composto por três peças: A ária de Bach, o cânone de Pachelbel e a marcha de Mozart.

Aberto Edital de Bolsista para o projeto “Gestão Pública em Foco”

Estão abertas as inscrições, de 05 a 11 de maio de 2023, de um processo seletivo para o preenchimento de 01 vaga do Programa de Bolsas Acadêmicas – Bolsas de Iniciação ao Ensino (Modalidade Ação Afirmativa) no Projeto unificado de Ensino Gestão Pública em Foco, sob coordenação do Prof. Dr. Daniel Lena Marchiori Neto.

A vaga está aberta para alunos de qualquer curso de graduação da UFPel.

O valor da bolsa é de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais e a vigência prevista é de 15 de Maio a 15 de Dezembro de 2023.

Para mais informações, acesse o Edital de Bolsista.

Alunos dos cursos de Administração e de Processos Gerenciais realizam trabalho de campo

No dia 14 de abril os alunos de Administração e de Processos Gerenciais da UFPel junto com os professores Alisson Maehler e Ana Paula Centeno, visitaram a empresa Melhor Envio.

A empresa Melhor Envio é uma empresa que faz a intermediação entre empresas que vendem pela internet e transportadoras. tem crescido muito nos últimos anos e tem sua sede em Pelotas. os estudantes foram recepcionados pelos colaboradores de várias área da empresa, como financeiro controladoria, gestão de pessoas e atendimento ao cliente, visitaram as instalações e conhecerem de perto processos e sistemas de gestão.

Para o prof Alisson essas visitas aproximam a universidade das empresas e permitem aos alunos verem, na prática, conteúdos trabalhados em sala de aula.

seleção de bolsistas “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional”,

Unidade: Superintêndencia de Gestão de Tecnologia da Informação de Comunicação (SGTIC)/Escritório de Processos

Vagas Contempladas: 01 vaga (Demanda Social – DS)

Requisitos Básicos: 

– Alunos de graduação matriculados nos cursos de Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais.

– Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para se dedicar às atividades ligadas à bolsa;

– Não estar vinculado/a outro tipo de bolsa concedida pela UFPEL ou por qualquer entidade de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, excetuados os auxílios vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Data e local da Inscrição:  Através de formulário online disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsas-institucionais/

Período: de 18 a 23/04/2023

Documentos para inscrição:

– Ficha de Inscrição (disponível https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsasinstitucionais)

– Currículo Vitae ou Memorial

O candidato que não enviar algum dos documentos será eliminado do processo.

Local: Ambiente virtual (o link para a sala será enviado pelo e-mail do candidato, até a véspera da seleção)

Critérios de Seleção: Histórico Escolar (peso 4); Currículo Vitae ou Memorial (peso 3); Entrevista (peso 3)

Período da Bolsa:  Maio a Dezembro de 2023.

 O valor de remuneração será de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais, com carga horária total de 20h semanais, totalizando 80h mensais

Edital: PROGRAMA DE BOLSAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Curso de Administração publica Edital de TCC

O novo Projeto Pedagógico do Curso de Administração trouxe mudanças importantes sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que passa a ser realizado em dois componentes curriculares, Trabalho de Conclusão de Curso I e II, no 7º e 8º semestres do Curso, respectivamente. A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I foca na problematização da pesquisa, definição de objetivos e construção do referencial teórico. A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II enfatiza os procedimentos metodológicos, a descrição e análise dos resultados e a defesa da monografia. Pelo caráter de complementação entre TCC I e II,  recomenda-se, sempre que possível, que o aluno seja orientado pelo mesmo professor nos dois componentes curriculares.
Outra mudança importante diz respeito à publicação de editais de Formalização de Orientação para TCC I e Renovação de Orientação para TCC II. A partir de agora, é condição para o aluno obter matrícula TCC I ou II que ele, obrigatoriamente, participe de edital prévio, realizado sempre no semestre anterior à matrícula. Não haverá mais a situação de hoje em que o aluno se matricula na disciplina e passa a procurar orientador; agora, ele precisa participar previamente do Edital organizado pela Comissão de TCC e, definida a orientação, poderá se matricular em TCC I ou II no semestre seguinte. Em outras palavras, ele se matricula em TCC com uma orientação definida e trabalhando em conjunto com o orientador. 

A Comissão de TCC publicou hoje o primeiro Edital de TCC, visando à matrícula em TCC I e II do primeiro semestre letivo de 2023 (que começará em junho). O edital visa, portanto, a dois públicos: alunos que desejam se matricular em TCC I (Formalização de Orientação) e aqueles que já cursaram ou estão cursando TCC I e desejam cursar TCC II no semestre que vem (Renovação de Orientação). 

Para realizar a inscrição, o estudante deve encaminhar, em formato PDF, o Formulário de Formalização de Orientação no caso de inscrição na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I (Anexo I) OU o Formulário de Renovação de Orientação para inscrição na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II (Anexo II), com sua assinatura e do respectivo orientador, até o dia 13 de maio de 2023, através do e-mail: danielmarchiorineto@gmail.com. 

A entrega do documento de formalização de orientação à Comissão de TCC no prazo estipulado por este edital é condição para a Coordenação do Curso realizar a matrícula dos respectivos alunos nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I e II no primeiro semestre letivo de 2023.

Para qualquer tipo de dúvida, entrar em contato com a Comissão de TCC através do e-mail danielmarchiorineto@gmail.com.

Edital: EDITAL TCC ADM

Anexo 1 – Formulário de Formalização de Orientação: ANEXO I

Anexo 2 – Formulário de Renovação de Orientação: ANEXO II

Palestra conjunta aos cursos de Processos Gerenciais e Engenharia Química

Nos últimos dias 16 e 23 de março de 2023 a turma de Gestão de Projetos do Curso de Processos Gerenciais, participou de uma atividade em conjunto com o Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas. No dia 16 de março, a professora Dra. Priscila Nesello, apresentou a palestra “Projeto troca de software de gestão para grupo de empresas da Serra Gaúcha” no campus Anglo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a participação da turma de Engenharia Química do IFSul, sob a supervisão do Prof. Dr. Diego Gil. Já no dia 23 de março, foi a vez do IFSul proporcionar uma palestra ministrada de forma remota com a participação da turma de Gestão de Projetos da UFPel. A palestra foi intitulada de “Gerenciamento de Projetos na Indústria Petroquímica: Principais Desafios e Lições Aprendidas” e foi ministrada por Graziela Cislaghi, gerente de projetos da empresa Braskem.

Segue o link com a divulgação realizada no IFSul:

http://www.pelotas.ifsul.edu.br/noticias/alunos-da-quimica-irao-participar-de-palestra-online

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROJETO DE EXTENSÃO – PROJETO PARCEIRA

Pelo presente edital abrimos vaga para alunos que queiram participar do projeto de extensão Projeto Parceira, com carga horária de 2 horas semanais (reuniões presenciais quinzenais – a tarde/noite).

Quer saber mais sobre o projeto? segue no Insta: projetoparceira.ufpel

Serão:
– 5 vagas para alunos do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais.
Prazo para envio: até dia 31/03/2023
Enviar para o e-mail maite.brahm@gmail.com;

  1. Anexando cópia do histórico escolar;

Breve parágrafo explicando o seu interesse em participar.

Sobre o projeto:
Objetivo: O objetivo do projeto Parceira é criar um espaço de formação, discussão e aprendizagem, tendo como protagonistas as trabalhadoras terceirizadas da Universidade Federal de Pelotas e os alunos do curso do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO). O projeto desenvolverá temas referentes ao trabalho feminino, como: legislação trabalhista, legislação previdenciária, etarismo, trabalho doméstico, direito dos trabalhadores, trabalho precário e trabalho terceirizado.

Primeira reunião dia 05 de abril de 2023 as 19:30

 

Aberto Edital de seleção de bolsista para o Projeto “Gestão Pública na Rede”

Estão abertas, de 24 a 29 de março de 2023, as inscrições de um processo seletivo para o preenchimento de 01 vaga do Programa de Bolsas Acadêmicas – Bolsas de Iniciação a Extensão (Modalidade Ação Afirmativa) no Projeto unificado de Extensão “Gestão Pública na Rede”, sob coordenação da Profª Drª. Mari Cristina de Freitas Fagundes.

A vaga está aberta para alunas e alunos de qualquer curso de graduação da UFPel.

O valor da bolsa é de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais e a vigência prevista é de 03 de abril a 30 de novembro de 2023.

Para mais informações, acesse o Edital.

Aberta as inscrições para o Café com a Direção – Março/2023

O projeto Acolhida CCSO realizará dia 31/03 (sexta-feira), às 17h, a primeira edição do Café com Direção em 2023. O tema desta edição é a “Apresentação do novo MBA Inovação, Tecnologia e Gestão de Novos Negócios”.

As inscrições para o evento estão abertas até o dia 29/03 (quarta-feira), pelo link: https://forms.gle/yZmvMAgDW8B7DTiMA

O evento contará com a presença da Comissão do Novo MBA In-gen. A mediação será realizada pela professora Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Diretora do CCSO.

O Café com a Direção Virtual é aberto a alunos e servidores do CCSO. O evento será realizado na plataforma WebConf-UFPel e tem duração prevista de 1h30min. A atividade será acessível em Libras.

Participe!!!