Projeto App Seguro entrega kits de álcool em gel e máscaras para motoristas do Aplicativo 99 de Pelotas e região

Nos dias 19 e 20 de agosto, o Projeto APP Seguro, da Faculdade de Administração e de Turismo da UFPel, realizou a entrega de aproximadamente 330 kits APP Seguro para trabalhadores cadastrados no Aplicativo 99 de Pelotas e cidades vizinhas, como Rio Grande e São Lourenço do Sul.

O Projeto, que visa oferecer ações de comunicação e de suporte aos trabalhadores de empresas-aplicativo de Pelotas e região voltadas ao enfrentamento dos problemas econômicos e sanitários decorrentes da pandemia, tem como uma de suas ações a doação de kits de álcool em gel e máscaras de tecido para trabalhadores. Desde o início de suas atividades, o Projeto tem desenvolvido parcerias com outras unidades da UFPel, instituições públicas e, também, organizações privadas. Recentemente, o Aplicativo 99, após tomar conhecimento da ação, doou 3000 embalagens plásticas e 4000 máscaras. Assim, a partir do álcool em gel produzido e disponibilizado pela UFPel, concretizou-se mais uma rodada de doações de kits do projeto que, hoje, já conta com mais de 500 kits entregues.

A entrega da semana passada ocorreu em frente à Unidade Cuidativa da UFPel, também parceira do projeto. Na ocasião da entrega dos kits, os motoristas foram convidados a responder uma rápida pesquisa para identificação de gênero, idade, grupos de risco e renda. Essa etapa preliminar conduzirá a uma posterior pesquisa mais aprofundada para a qual cada trabalhador foi convidado a participar. neste sentido, além de contribuir com a segurança no trabalho da categoria, o Projeto busca identificar características e comportamentos desses trabalhadores durante o período de pandemia. A próxima entrega de kits deverá ocorrer dentro de 30 dias, aproximadamente.

Café com a Direção realiza a sua segunda edição virtual

Bom dia!!! Hoje viemos agradecer a presença de todos no nosso evento realizado na última sexta-feira, dia 21/08/2020, a segunda edição do Café com a Direção virtual. Nesta edição, o objetivo foi criar uma roda de conversa entre os alunos, docentes e servidores técnicos administrativos para falar sobre o andamento do calendário alternativo 2020/1 na FAT.

O evento teve o total de 28 participantes. Nossos convidados foram: Christian Geisler, servidor técnico-administrativo da FAT; Francielle Molon, coordenadora do curso Tecnólogo em Processos Gerenciais; Alisson Maehler, coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e Luciana Novo, coordenadora da Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional.

Cada um dos convidados fez uma pequena apresentação sobre as particularidades enfrentadas por cada curso e discorreram sobre as dificuldades desse período a distância, tanto para os alunos como para os professores.

O servidor técnico administrativo Christian Geisler falou sobre as principais dúvidas desse período, sendo a grande maioria delas com relação aos estágios obrigatórios da UFPEL.

Tivemos a oportunidade de refletir sobre esse novo formato de trabalho, realizado dentro das nossas casas. Mesmo com toda dificuldade e desafios que encontramos todos precisamos nos manter firmes nessa nova experiência e essa mensagem também foi passada por todos os palestrantes, tanto o Prof. Alisson Eduardo, como as Profa. Francielle Molon e Luciana Florentino firmaram a mensagem de perseverança nesse novo desafio de aprendizagem coletiva. Sim estamos vivendo essa nova experiência, mas estamos todos juntos.

Por fim, a Diretora da FAT, professora Isabel Rasia, que foi mediadora do evento, finalizou com uma fala sobre pertencimento, sobre acolhimento e principalmente sobre participação.

Agradecemos imensamente a participação de todos e todas!!! Solicitados que encaminhem todos os seus sentimentos, dúvidas, críticas sempre, para juntos crescermos dentro do que está ao nosso alcance e melhorarmos esse contexto que estamos vivendo.

Professora da FAT realizará live no Instagram do PMIRS

Se liga!!! Na próxima segunda-feira (24/08), as 19h30min, a professora Simone Mello realizará a live “Transformando Projetos no Setor Público” no Instagram do Project Management Institute – Seção Rio Grande do Sul (PMIRS). A transmissão será ao vivo pelo endereço: @pmi_riograndedosul

FAT realiza 1ª Formatura on-line

O dia 13 de agosto de 2020 entra para a história da Faculdade de Administração e de Turismo com a realização da primeira Cerimônia de Formatura on-line.

Através da Plataforma de Web Conferência da UFPel, foi realizada uma sessão dos Órgãos Colegiados desta Unidade de Ensino Superior, na qual colou grau o aluno do Curso de Administração Lucas Gomes Koraleski. Além do formando, participaram da sessão, a representante do reitor da UFPel e diretora da Faculdade de Administração e de Turismo, Prof.ª Dr.ª Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, o chefe do Núcleo Administrativo, Rodrigo Barbosa da Silva, e a secretária da unidade, Paola Silveira Quadro.

A formatura foi realizada conforme a portaria 649/2020, que determina, conforme orientação do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia pelo Coronavírus, que enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública causado pela pandemia do COVID-19, as formaturas ocorrerão sem a necessidade do encontro presencial entre as partes envolvidas.

Ao final da cerimônia, o formando foi informado que receberá o certificado de conclusão de curso por meio eletrônico, podendo ser por e-mail ou pelo Cobalto.

Abertas as inscrições para o segundo Café com a Direção

 

Boa tarde a todos e a todas da comunidade FAT!
Hoje viemos com um convite especial exclusivamente para vocês, alunos de graduação e pós-graduação ❣️
Convidamos todos e todas a participar da segunda edição do Café com a Direção. Nesta edição buscamos criar um diálogo entre toda comunidade FAT sobre o andamento do calendário alternativo 2020/1 – seus principais desafios e oportunidades, vivenciados até o momento.

Nesta 2 edição do Café com a Direção contaremos com a presença de Coordenadores de Graduação, Coordenadores de Pós-Graduação e Técnicos-Administrativos da Secretaria Acadêmica FAT, que terão uma participação muito especial, trazendo as principais dúvidas que chegaram ao longo desse período de atendimento remoto e os canais de comunicações para melhor ajudar os alunos.
Contamos com a participação de todos e todas!!! Você pode se inscrever através deste link : https://forms.gle/6DN4r2G9vZgCqR3Z6

Estamos ansiosos pelo nosso encontro ❣️

11 de agosto de 2020

Aluna e Professora da FAT tem artigo aprovado no ENEGEP 2020

Sabrina Sampaio Rakow, aluna do curso de Bacharelado em Administração, e a professora Maria da Graça Saraiva Nogueira, lotada no Departamento de Administração, tiveram o artigo “A relação entre os objetivos de desempenho e a vantagem competitiva das empresas – aprendendo a conviver com os trade-offs” aprovado, e representarão a FAT no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) 2020, nesta edição, realizado virtualmente. 

O artigo aprovado trata da identificação dos cinco objetivos de desempenho que costumam ser utilizados pelas empresas para obter vantagem competitiva perante suas concorrentes, em um mercado dinâmico e global. O trabalho, também, simula algumas combinações entre estes objetivos e analisa os possíveis trade-offs, ou seja, as limitações que as empresas possivelmente têm ao atribuir mais de um objetivo de desempenho e atender às cinco estratégias de produção, simultaneamente, ao mesmo produto ou serviço.

O estudo foi feito de maneira qualitativa. E, através do resultado da pesquisa, foi possível identificar alguns trade-offs que podem ocorrer nos processos produtivos, e assim, fazer comparações, trazer ideias e sugestões sobre o tema, com o intuito de amenizar estes trade-offs e otimizar os processos produtivos das empresas, resultando em maior competitividade. 

O ENEGEP é um evento organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e será realizado, virtualmente, entre os dias 20 a 23 de outubro.

Abertas as inscrições para o Café com Turismo – edição de Agosto

#SaveTheDate : Nosso próximo Café com Turismo acontecerá no dia 19/08, às 17h e contará com a presença do Turismólogo Rhaudy Burdelak.
O tema desta edição será: Cruzeiros 🛳️
Link para inscrições: https://forms.gle/1XT7XFiCLZdz68Ky6
As inscrições vão até dia 16/08. Você não vai querer perder essa, não é?

Conexão FAT realiza live sobre Cenário para as indústrias do Brasil pós Covid-19

Bom dia!! Hoje começamos o dia com muito entusiasmo, após a nossa primeira Live da conexão FAT: “Cenários Futuros para as Indústrias no Brasil pós Covid-19” com os palestrantes Sr. Franco Pallomolla, Presidente da Lifemed e Abimo, e, Sr. Haroldo Diretor executivo da Probo Consultoria e Planejamento.
A Live foi um sucesso! Os Palestrantes discorreram sobre questões econômicas mundiais que estão presentes nas decisões empresariais, situando os espectadores a entenderam a situação da economia brasileira, e a influência para o setor empresarial, principalmente, para as indústrias da área da saúde; fazendo comparativos entre o PIB na crise mundial de 2008/2009 com a crise causada pela COVID-19. Assuntos como: inflação, tributos, câmbio, competividade, inovação, permearam a conversa com dados econômicos históricos do Brasil e do mundo para entendermos a complexidade do momento vivido nessa pandemia. Os palestrantes também falaram de avanços e oportunidades em tempos de crise, e as condições econômicas e políticas que devem ser prioridade nesse momento a fim de favorecer à recuperação da economia e do setor empresarial no Brasil. Franco Pallamolla finalizou dizendo que em toda crise, também existem avanços como mudanças nas formas de utilizar as ferramentas comunicacionais, de ensino, e formas alternativas de trabalho e compartilhamento nos dias atuais, trazendo um ar de positividade com a frase “existe o durante e vai existir o depois”.
A Live teve muitos elogios e foi considerada excelente pelos participantes. Essa é a primeira de muitas outras que virão por aí, aguardem….
Equipe de Comunicação da FAT-UFPEL.

Apresentação disponibilizada pelos palestrantes: Cenário Futuro para as Indústrias no Brasil pós Covid-19

Emad Jr realiza Processo Seletivo remoto

Olá!  Somos a Emad. Jr e viemos compartilhar que está aberto o período de recrutamento para a nossa seleção de 2020!

Devido a este período conturbado e atípico proporcionado pela pandemia do novo coronavírus, optamos por realizar o nosso processo seletivo de forma totalmente online!

Por isso, estamos aqui para lhe convidar a participar do nosso Processo Seletivo remoto e participar dessa nova experiência conosco. As inscrições estão abertas até o dia 24/07, e para participar é muito fácil!  Basta preencher o formulário disponível no link abaixo:

Clique aqui para realizar a sua inscrição!

*Se o link não funcionar, copie e cole no seu navegador: bit.ly/2xcgSOc

Não se esqueça de anexar seu currículo e sua carta de intenção ao final do formulário, em formato PDF. Eles nos ajudarão a conhecer mais sobre quem é você, uma vez que nossos encontros presenciais só poderão acontecer após o retorno das aulas.

Agradecemos a sua atenção e aguardamos sua inscrição!