FAT realiza live com a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas

Boa tarde a todos e a todas!!! Como prometido, fizemos aqui um pequeno resumo do que aconteceu na live da última sexta-feira, 28 de agosto, com a Prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas com o tema “Pelotas no enfrentamento ao Covid-19”.

A live se iniciou as 19:30 e contou com a presença da professora Isabel Rasia, Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo, e o Prof. Rodrigo Serpa Pinto, Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap, como mediadores e debatedores. Com um pico de visualizações de 106 pessoas e 70 pessoas presentes do início ao fim conosco.

A prefeita Paula começou seu discurso agradecendo o convite e mencionando a importância do princípio da transparência para uma boa gestão pública. Referente ao planejamento e medidas protetivas contra o vírus covid-19 informou que o primeiro decreto municipal aconteceu no dia 20 de março (onde foi declarada a situação de emergência e medidas de isolamento foram impostas), menos de um mês do primeiro caso registrado da doença no País e apenas 8 dias após a primeira morte no Brasil.

Nesse período se criou o comitê de crise, com participação dos empresários locais, hospitais e universidades. Paula Mascarenhas mencionou em seguida que o preço de equipamentos adquiridos estavam 2 a 3 vezes mais caros devido à alta demanda e que ofereceram-lhe equipamentos com o preço até 8 vezes superior. A falta de médicos intensivistas também foi mencionada pela prefeita que, também, esclareceu quais hospitais estavam direcionados para os leitos da Covid-19, He UfPel e Beneficência, para evitar o contágio de pessoas que venham a buscar o hospital por outras razões.

Foram abordados, também, assuntos referentes a criação do Centro Covid, o zoneamento da cidade para evitar maior contágio, a evolução dos leitos de março até agosto, o Hospital de Campanha, contratação de 178 novos profissionais, reorganização de redes de atenção básica com uma reorganização para maior agilidade no atendimento, com horários diferentes para aqueles que buscam a rede pública com suspeita da doença e aqueles que a buscam por outras enfermidades e a criação do Plano Regional de enfrentamento à Covid-19, que consiste em uma gestão compartilhada com os municípios da região.

A prefeita se diz muito orgulhosa da população de Pelotas que no início da Pandemia, sem lockdown, atingiu a taxa de 74% em isolamento social, e logo adquiriu o  uso massivo das máscaras, declarou que a população vem se mobilizando através de doações e investimentos, desde máscaras, alimentos até equipamentos, agradeceu a rede de voluntários que fizeram o monitoramento da rodoviária e a UFPEL que vemos como uma das pioneiras nas pesquisas sobre o vírus. Conforme o tempo de pandemia foi se estendendo a prefeita se viu em uma situação de criar operações integradas para coibir aglomerações e a implementar a lei da multa (que já tem cerca de 730 infrações), que a mesma informou que gostaria de ter evitado mas se viu necessário. Pelotas atingiu uma posição de 258º de contágio e 163º de óbitos entre as 497 cidades do Rio Grande do Sul. Portanto, ainda que tenhamos retornado para a bandeira laranja, é necessário seguir as orientações manter todo o cuidado possível.

Sobre um novo futuro  para o pós- pandemia, a prefeita informou sobre a criação do comitê pró-economia, falou também sobre a desburocratização que se viu possível devido ao cenário atual, inovação e facilidade de acesso aos serviços municipais de receitas e projetos, atração de novos investimentos,  a conclusão das obras da BR-116 e a articulação com a economia local e regional.

A prefeita ressaltou, ainda que, todas as medidas tomadas foram baseadas no princípio da precaução, no comportamento do vírus que vimos em outros lugares do mundo, principalmente no início da pandemia onde tudo era tão incerto, que devemos seguir as recomendações, o isolamento social para quem pode e buscar se ajudar como comunidade.

As perguntas feitas na live foram referentes ao crédito extraordinário de 44 milhões; hospital de campanha; estrutura e devolução; monitoramento dos infectados – criação do Centro de Isolamento Domiciliar para pessoas em vulnerabilidade econômica; lockdown; curva de achatamento; e política de testagem.

Quer conferir a live completa? clica no link: https://www.facebook.com/358586484695497/videos/245091256672538/?__so__=channel_tab&__rv__=all_videos_card

Mais uma vez a FAT agradece aos participantes!!!

E se você está em casa sentindo algum sintoma utilize uns dos canais online criados pela prefeitura de Pelotas:

Dra. vida –  https://teleguiado.net.br:4443/chat?id=19c1491707c

Tele consulta – 0800 6485 319