Ludoteca do Turismo presente na Feira do Livro de Pelotas

No ultimo dia 15 de novembro o projeto de extensão e cultura Ludoteca do Turismo participou, com outros 16 projetos unificados, da exposição na Alameda da UFPel na 47a Feira do Livro de Pelotas.

Para a exposição o projeto apresentou a comunidade os jogos criados entre os anos de 2017 a 2019: Perfil do Turismo, Pife Mundi, Jogo da Memória Antes e Depois e o Livro Sensorial criado para a Escola da Inclusão.

Na oportunidade, o projeto também contou com um espaço educativo ao lado da bancada de exposição onde crianças, jovens e adultos podiam brincar com os jogos e desenhar no “Cartão Postal”, dinâmica criada em 2018.

O projeto de extensão e cultura “Ludoteca do Turismo” foi criado em 2005, pela servidora Técnico-Administrativa, Carmen Maria Nunes da Rosa. Ao longo de 14 anos de atuação, o projeto construiu um acervo com vinte e cinco jogos catalogados (individuais e em grupo), onde são trabalhadas temáticas voltadas ao Turismo, Cidade, Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Sustentabilidade, voltados para públicos diversificados de Pelotas e região.

Atualmente, o projeto está sob a coordenação da servidora técnico-administrativa, Priscilla Teixeira da Silva e tem por objetivo estudar, elaborar e realizar atividades lúdico-pedagógicas que versem sobre o Turismo e sua relação com a Cidadania, o Patrimônio Histórico e Cultural, o Meio Ambiente e a Sustentabilidade, para serem utilizados em ações educacionais junto a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Compõem a equipe do projeto 5 alunos voluntários do curso de Bacharelado em Turismo: Andréia Skupien Bianchini, Daniele Guerreiro da Rosa, Ianka Guerreiro da Rosa, Leonardo Ferreira Resende e Richard Martins Silveira.

No dia 03 de dezembro o projeto realizará uma capacitação para novos alunos que queiram se voluntariar no ano de 2020 com atividade já marcada: a Caça ao Tesouro no Anglo, dentro da programação da Semana Integrada de Acolhida da Faculdade de Administração e de Turismo.