Participação na Rádio Cultura da Profa da FAT Priscila Nesello no dia 16/03/2019

A professora falou sobre a importância da gestão de projetos para as organizações. Os projetos têm o papel de tirar a organização de uma situação atual e colocá-la num patamar melhor. Quanto maior for a complexidade e o grau de inovação atribuído a um projeto, maior serão os impactos em termos estratégicos para esta organização. Atualmente se fala muito dos métodos adaptativos para a condução de projetos, aqueles que têm como base um conjunto de valores e princípios que se baseiam NA ENTREGA do maior VALOR de negócio, no MENOR TEMPO.
     É importante que as organizações aprendam e desenvolvam suas equipes para se tornarem mais produtivas e, consequentemente, mais competitivas.
     Na gestão de projetos o  PMI na região Sul está sendo incrementado, conta com uma equipe em torno de 10 voluntários e, na FAT, nesse semestre  se iniciou o projeto de extensão intitulado “Contribuições para formação do ecossistema colaborativo no Extremo”. A ideia é agregar disciplinas que tratam dos temas inovação, empreendedorismo, gestão de projetos, plano de negócios, e outras, com foco em captar os problemas das organizações da região e propor soluções de projetos aplicados para estes problemas. Com isso, estaremos estabelecendo um vínculo entre os projetos desenvolvidos pelos discentes da UFPEL e o mercado. Neste propósito, a participação de associações como PMI torna-se essencial numa etapa de mentoria, onde experts irão apoiar os alunos no desenvolvimento das iniciativas. A efetividade deste projeto de extensão ocorre ao fomentarmos o ecossistema colaborativo em nossa região, gerando retorno para todos os envolvidos, alunos, universidade, associações e empresas.