Curso de Introdução às Técnicas Multivariadas e suas Aplicações

Entre os dias 17, 18 e 19 de fevereiro haverá na FAT o curso “Introdução às Técnicas Multivariadas e suas Aplicações”, com o prof. Dr. Adriano Mendonça, do PPGEP-UFSM. O curso terá carga horária de 15 hs, com certificado pelo PPGDTSA, com aulas na parte da tarde e inscrição de vagas limitadas com até 20 alunos. Inscrições poderão ser feitas na secretaria do programa até 31 de janeiro. O público alvo são professores, alunos e técnicos do PPGDTSA bem como de outros cursos de pós-graduação da FAT, da FAEM e da UFPel.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail ppgdtsa@gmail.com

Programa:

3.6 Leitura de artigos sugeridos

3.7 Aplicações em softwares Statistica e SPSS

Sobre o professor:

Adriano Mendonça Souza possui graduação em Matemática (FIC Faculdade Imaculada Conceição Santa Maria), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria) e Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC Universidade Federal de Santa Catarina – SC) e neste período atuou como pesquisador na Texas A & M University (TX USA), realizou post-doc no Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Embresa – ISCTE – Business School – Linsbon Institute – Portugal. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estatística (UFSM) atuando nos curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM) e no Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). A partir de 2007 passou a avaliador de curso e avaliador institucional do MEC, além de ser referri de várias revistas científicas. Faz parte do corpo editorial da Revista Ciência e Natura. As área de interesse são estatística aplicada, controle de qualidade, análise de séries temporais, análise multivariada, pesquisa operacional e gerência.