Comitiva do Curso de Gestão Pública regressa após proveitosa Visita Técnica a Brasília

Após uma semana de permanência em Brasília, o grupo de 40 estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública regressou à casa no último sábado (dia 24) ao anoitecer. A viagem, em ônibus fretado pela UFPel, teve início no último sábado (dia 17/Mai) e a chegada na Capital Federal ocorreu às 10:00hs de segunda-feira (dia 19/Mai).

enapNo dia 20/Mai os acadêmicos realizaram visita às dependências da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) pela manhã, e assistira palestra do Prof. PAULO MARQUES (Diretor de Desenvolvimento Gerencial da ENAP), no período da tarde, quando puderam conhecer e avaliar a estrutura da Escola. Após foi realizada visita guiada ao Supremo Tribunal Federal, que finalizou com a observação de julgamentos da 2ª turma do STF.

Turma de Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas em visita à Anvisa, para conhecer ações do Planejamento Estratégico da Agência

No dia 21/Mai foi realizada visita guiada à Câmara de Deputados e ao Senado Federal, quando os acadêmicos foram acolhidos pelo Deputado HENRIQUE EDUARDO ALVES, Presidente da Câmara, e após recepcionados pelos Deputados JOSÉ STÉDILE e BETO ALBUQUERQUE, da bancada gaúcha. No período da tarde assistiram palestra sobre a estrutura e a gestão no Ministério da Educação, com o Prof. ANTONIO SIMÕES SILVA (Coordenador Geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino). Ainda no mesmo dia, no final da tarde, o grupo assistiu no Plenário do STF as manifestações e voto do Ministros da casa.

No dia 22/Mai pela manhã os acadêmicos assistiram palestra na ANVISA, onde foi apresentado o Planejamento Estratégico daquela Agência, palestra esta que foi ministrada pelos servidores YASKARA LEONORA DE MATTOS LIMA e FABIANO FERREIRA DE ARAÚJO. Coroando as atividades foi realizada visita guiada ao palácio do planalto durante a tarde.

A visita técnica foi requerida pela Coordenação do Curso, em atendimento a reivindicação dos estudantes, cujo Diretório Acadêmico se encarregou de agendar as visitas, de articular as palestras e de conseguir o patrocínio necessário à estadia. A alimentação foi preparada pelos próprios estudantes, em regime de mutirão. O transporte em ônibus foi custeado pela Universidade, como parte do esforço que a Unidade tem feito para viabilizar no mínimo uma viagem de estudos a cada ano, para um dos seus cursos de graduação, em regime de revezamento.