Curso de Bacharelado em Turismo realiza visita técnica nos municípios de Porto Alegre e Guaíba

Grupo de estudantes e professores do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel durante a visita técnica

Um grupo de 35 alunos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel realizou neste mês uma visita técnica aos municípios de Porto Alegre e Guaíba – RS, sob coordenação da professora Laura Rudzewicz.  A atividade prática respectiva à disciplina de Geografia do Turismo, do quarto semestre do Curso, teve como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de vivenciar os conteúdos didáticos trabalhados ao longo da disciplina, no que se refere à organização do espaço turístico e à percepção das paisagens de interesse turístico.

“As visitas técnicas são um recurso didático essencial em um Curso de Bacharelado em Turismo, pois representam um ‘laboratório ao ar livre’, onde os discentes tem a oportunidade de aliar teoria e prática para a melhor compreensão do fenômeno turístico e suas diversas inter-relações”, ressalta a professora responsável.

Alunos do Curso de Turismo da UFPel no Linha Turismo em Porto Alegre

Neste caso, o roteiro de visitas incluiu a realização do Linha Turismo – Circuito Centro Histórico em Porto Alegre, e o passeio Jardineira em Guaíba, além da visita ao centro de ambas as cidades e a travessia de Catamarã no Lago Guaíba. Dessa forma, os estudantes verificaram como ocorre a organização e a gestão dos atrativos e equipamentos turísticos, além de observar os diversos aspectos ecológicos, sociais, culturais, políticos e históricos que fazem de Porto Alegre um importante destino turístico. Em Guaíba um dos aspectos marcantes foi a visualização de ações integradas entre os setores público-privado buscando um novo processo de desenvolvimento turístico local, motivado pelo fluxo de turistas que passaram a chegar ao município desde o início das operações do Catamarã.