Início do conteúdo

Vitrine tecnológica da FAEM na Abertura da Colheita do Arroz

Aconteceu no período de 16 a18 de fevereiro de 2022 a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas.

A FAEM esteve presente com a sua tradicional Vitrine Tecnológica. Diversos professores e pesquisadores estão presentes para recepcionar os visitantes apresentando tecnologias e compartilhando experiência com produtores rurais, estudantes, consultores, engenheiros agrônomos e público em geral que se faz presente em grande número no evento.

Os tópicos apresentados neste ano contemplam a área de Solos (Diagnóstico, Boas Práticas e Manejo do solo); Pós Colheita (Avaliação e Controle de Perdas no Armazenamento); Herbologia (Deriva durante a aplicação e Volatização após a aplicação de herbicidas); Entomologia (Diagnóstico, Boas Práticas e Panejo de pragas).

A equipe responsável pela organização da Vitrine tecnológica esteve de prontidão para recepcionar a todos os participantes e conversar sobre estes e outros assuntos de interesse para o setor agrícola de terras baixas em especial para a cadeia do arroz, tão importante para a região.

 

Durante o evento foi grande a movimentação nos estandes da feira. Pessoas de todos os municípios da região, dos estados de Santa Catarina, Tocantins e Mato Grosso visitaram a vitrine tecnológica da FAEM, além de profissionais provenientes de outros países como Argentina, Uruguai, Paraguai e República Dominicana, o que consolida a Abertura da Colheita como um dos principais eventos agrícolas da região.

Dentre os assuntos que mais chamam atenção e geram questionamentos estão a correta aplicação das diferentes tecnologias utilizadas em uma lavoura, com vistas a minimizar custos e reduzir perdas, aspectos particularmente importantes em função da alta do preço dos insumos e das condições climáticas desfavoráveis em algumas regiões. Questões como a deriva de herbicidas e seus impactos na produção, o correto uso de adubação e o efeito da cigarrinha na cultura do milho também atraíram a curiosidade do público, segundo os professoras responsáveis pela vitrine tecnológica da FAEM.

 

Publicado em 16/02/2022, na categoria SOBRE A FAEM.