SOBRE O EPMU

 

 

Trajetória dos Encontros de Pesquisa em Música da UFPEL

Os Encontros de Pesquisa em Música foram idealizados por professores da área de música do Centro de Artes da UFPEL. Sua realização é atribuída mais especificamente a uma colaboração entre o Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais (CIMUS), o Grupo de Estudos em Etnomusicologia da Discoteca L.C. Vinholes e o Laboratório de Etnomusicologia (LabEt), todos vinculados ao Centro de Artes (CA/UFPEL).

O I Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL se realizou entre 20 e 21 de outubro de 2016, e contemplou parte da produção de pesquisa no campo da música no âmbito do bacharelado em Música da UFPEL. As atividades de comunicações apresentadas por docentes e acadêmicos criaram um novo espaço de compartilhamento, discussão e reflexão sobre a pesquisa em música na instituição.

A II edição do Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL foi realizado em 2017, entre os dias 21 e 24 de novembro, em paralelo ao Simpósio Internacional Etnografias da Herança Musical, realizado no âmbito do convênio entre a Universidade Federal de Pelotas – UFPEL e a Bath Spa University – BSU/UK. A exemplo do ano anterior, a qualidade, pontualidade e dinâmica das atividades de comunicações apontaram para a consolidação deste novo espaço de convergência e reflexão sobre a pesquisa em música, já de forma ampliada para além da produção da UFPEL.

Em 2018, o III Encontro de Pesquisa em Música ocorreu entre os dias 25 e 27 de setembro. Pela primeira vez, o Encontro contou com a publicação de Anais contendo textos completos das comunicações.

Em 2019 o EPMU pausou suas atividades para que os Cursos de Música da UFPEL sediassem o 29º congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Em 2020, com a pandemia do COVID-19, as atividades permaneceram suspensas.

Finalmente, em 2021 o EPMU é relançado em sua IV edição em um formato totalmente online.