Estágio

estagiom

RELEVÂNCIA

Os estágios apresentam relevância curricular nos cursos de Bacharelado e visam proporcionar ao aluno experiências em ambientes profissionais em organizações: públicas, civis, militares, autárquicas, privadas ou de economia mista. Possibilitam, também, ampliar a credibilidade do curso como agente formador, capaz de oferecer respostas a problemas específicos na área do Bacharelado.

A importância do estágio é justificada, também, pelos subsídios gerados que possibilitam a revisão do currículo, programas e metodologias de ensino do curso, bem como, a avaliação de sua contribuição ao desenvolvimento regional e nacional. Por outro lado, poderá auxiliar empresas na avaliação do futuro profissional, que, eventualmente, poderá ser inserido em seu quadro funcional.

 

TIPO

Os estágios podem ser de caráter obrigatório, ou não-obrigatório.

O estágio obrigatório é aquele em que o aluno precisa obrigatoriamente cumprir uma carga horária estipulada no projeto pedagógico do curso e cujo cumprimento é requisito para aprovação e obtenção de diploma. No estágio obrigatório é necessário o acompanhamento de um profissional da mesma área de formação na empresa e registro das atividades realizadas, além da realização de horas supervisionadas por um professor do curso. No curso de Engenharia de Produção o estágio obrigatório tem também um caráter de unidade curricular, compondo o elenco de disciplinas obrigatórias da matriz curricular.

O estágio não obrigatório não precisa de cumprimento mínimo de carga horária e supervisão por um professor, porém também precisa estar ligado ao curso de graduação e cumprir atividades estipuladas por ele. No Curso, é possível realizar o estágio não-obrigatório a partir do segundo semestre.

 

DOCUMENTAÇÃO

 

Aformulario documentação básica de estágio pode ser obtida na página de Estágios da Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, PRG. Acesse o correspondente link aqui.

Em relação ao contrato de estágio obrigatório, cabe observar o seguinte:

(1)   Os modelos de documentação devem ser os utilizados pela UFPel. Para acessá-los, clique aqui ou no ícone documento.

(2)   O aluno poderá utilizar um outro modelo de estágio que a organização onde irá estagiar costuma utilizar. Entretanto, neste caso o aluno deverá utilizar também o modelo UFPel. Neste caso o aluno terá dois contratos assinados com as mesmas datas relativas aos períodos de realização, um no modelo UFPel e outro no modelo especifico utilizado pela organização. Aos efeitos legais será utilizado o modelo UFPel.

(3)   Deve estar claramente especificado a natureza do estágio, especialmente quando o mesmo for de natureza obrigatória.

(4)   A legislação estabelece um limite de 6h/dia de estágio; contratos de 40h/semanais ferem a Lei de Estágio.

Translate »