Início do conteúdo
Matrículas

Os alunos do primeiro semestre de cada curso são matriculados pela secretaria do curso em todas as disciplinas do primeiro semestre. A partir do segundo semestre, o aluno deverá solicitar matrícula on-line a cada período letivo, escolhendo quais atividades curriculares pretende fazer pelo sistema Cobalto. Vale lembrar que não é permitida a matrícula com colisão de horários entre disciplinas e que devem ser respeitados os pré-requisitos de cada disciplina.

O procedimento de matrícula on-line deve ser feito nas datas estipuladas pelo Calendário Acadêmico e é apenas uma solicitação, a efetivação de matrícula nas disciplinas se dará após o processamento de todas as solicitações, portanto caberá ao aluno verificar se realmente ficou matriculado nas disciplinas pretendidas. O aluno que não conseguir vaga na disciplina ou no horário desejado pode solicitar Correção de Matrícula. As disciplinas do primeiro semestre de cada curso não ficam disponíveis para matrícula on-line, neste caso, solicite Correção de Matrícula.

O aluno que desejar corrigir sua matrícula, tanto incluindo quanto excluindo disciplinas, poderá fazê-lo presencialmente ou representado por procurador, na secretaria do seu curso, no período estipulado pela secretaria. Existe uma ordem de atendimento que é publicada com antecedência pela secretaria. Os alunos que não conseguirem comparecer no dia da sua correção poderão comparecer no dia seguinte, até o final do prazo. Ninguém é atendido no dia anterior ao seu dia de correção, para que seja respeitada a ordem de matrícula.

Para Matrícula Especial, conforme a Resolução 11/2011 do COCEPE, qualquer aluno de graduação da UFPel pode se matricular em até duas disciplinas de outro curso por semestre. Para tanto, deve estar matriculado no quantitativo mínimo de créditos permitido no seu curso de origem (no Centro de Engenharias este valor são 08 créditos). Para realizar a matrícula, o aluno deve solicitar autorização por escrito do Coordenador do seu curso e encaminhar o pedido na secretaria do curso que oferece a disciplina pretendida, dentro do prazo estabelecido. Durante a matrícula especial não é possível excluir uma disciplina para matricular outra.

Caso queira trancar alguma disciplina, o aluno poderá fazer o pedido na secretaria do seu curso durante o período estipulado pelo Calendário Acadêmico, desde que permaneça matriculado no quantitativo mínimo de créditos permitido no seu curso (no Centro de Engenharias este valor são 08 créditos).

A partir do semestre 2016.2, a secretaria irá receber os pedidos de matrícula especial dos alunos do CENG para disciplinas do CENG durante a Correção de Matrículas. Então, se você é aluno do CENG e quer matrícula especial em disciplina do CENG, faça o pedido ao secretário do seu curso, durante a correção de matrículas. Estas solicitações serão processadas no dia seguinte ao término das correções de matrícula, quando não haverá expediente externo. Os alunos que não solicitarem neste período serão atendidos nos dias da Matrícula Especial, junto com os demais cursos da UFPel. Os alunos que não estiverem na cidade neste período devem providenciar um procurador, não serão aceitos pedidos via e-mail ou telefone.

Para evitar a fila da madrugada durante o período de Matrícula Especial, os alunos poderão se inscrever através de formulário do Google Docs, para estabelecer uma ordem de atendimento. A planilha de inscrições ficará visível para os alunos consultarem sua ordem de atendimento. A expectativa é de atender 50 alunos por hora, em fila única, na secretaria. Todos os secretários atenderão a todos os cursos, evitando assim que seja necessário pegar mais de uma senha. Para solicitar matrícula especial em disciplinas oferecidas no CENG, o aluno deverá apresentar autorização do Coordenador do seu curso, contendo o nome da disciplina e a turma a ser matriculada.

Abaixo está disponibilizado alguns documentos para esse período do calendário:

Modelo de Procuração

Quebra de Pré-Requisito (a solicitação de quebra só pode ser feita se o pré-requisito da disciplina em questão não foi ofertado pela Engenharia de Petróleo)

Solicitação de Correção de Matrícula

Translate »