Universidade na rua: Barraca da Saúde participa de evento em prol das universidades

Por Mariah Coi

Atendimento na Praça Coronel Pedro Osório. Imagem: Mariah Coi

No sábado (18), a Barraca da Saúde foi até a praça Coronel Pedro Osório para participar do “Universidade na Rua”. O evento foi promovido pelo curso de direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na tarde, além da barraca, mais de 30 cursos e projetos sociais participaram e contribuíram para levar a universidade para as ruas, oferecendo o seu trabalho e conhecimento para a comunidade pelotense.

Quem passou pela praça Coronel Pedro Osório  na tarde de sábado, pôde conhecer e contar com os serviços dos cursos e projetos de extensão da UFPel e o projeto Barraca da Saúde esteve no presente, oferecendo de forma gratuita: avaliação psicológica, avaliação bucal, dicas de alimentação, dicas de atividade física, aferição de pressão arterial e testes rápidos.

Sônia Fonseca que recebeu os serviços da Barraca ressalta que é um trabalho importante para a comunidade. “Excelente, principalmente para mim que não tenho tempo, pois, eu trabalho o dia inteiro e hoje eu estava passando pela praça e vi o pessoal, isso é importante porque às vezes as pessoas não procuram por falta de tempo e essas atividades ajudam muito”, disse.

Mais de mil atendimentos só no dia 18 na ação Universidade na Rua. Imagem: Mariah Coi

Giuliano Barreto, estudante de direito da UFPel e membro da organização do evento afirma que a ideia surgiu dos acadêmicos de direito e diz que a intenção é aproximar-se da população. “A ideia, é mostrar para a comunidade o que a universidade produz e trazer a comunidade para dentro da UFPel, isso é algo que já deveria ter sido feito e agora está sendo feito aos poucos, não só pela situação que estamos vivendo, mas também para ser algo que faz parte da rotina”, salienta.  

No período em que o evento ocorreu, mais de mil atendimentos foram efetuados e para a professora do curso de direito da UFPel, Ana Clara Henning, isso é um sinal. “Isso é uma demonstração que a comunidade procura a UFPel, ela procura para a saúde, procura para o Direito, procura pro Teatro, entre tantas outras coisas, e que bom que a população compreendeu e veio, entendeu que a universidade pública e gratuita também é dela”, declara a docente.

O projeto Barraca da Saúde é um projeto de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, coordenado pela professora Michele Mandagará, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel (PREC). O objetivo é promover a integração entre a universidade e a comunidade, contando com a participação de 20 cursos, nas áreas de saúde, humanas, exatas, biológicas e comunicação.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...