União entre espiritualidade e empreendedorismo é destaque em Porto Alegre

Por Rayane Lacerda

Promovido pela Pulsar, hub porto-alegrense de cultura empreendedora, o evento Spirituality Meets Business trouxe o escritor Gustavo Tanaka para a capital gaúcha, com a intenção de conversar sobre a espiritualidade e o autoconhecimento junto ao mundo dos negócios. Com tempo de duração de dois dias, o ocorrido reuniu diversas pessoas a fim de incitar o debate sobre a constante presença do lado interpessoal de cada colaborador no dia a dia das empresas.

zxzxs

Participantes do evento dispostos em formato de roda para obter uma comunicação fluente (Foto: Rayane Lacerda)

Gustavo Tanaka e a espiritualidade

Gustavo Tanaka obteve uma grande notoriedade com o lançamento do seu livro intitulado 11 dias de despertar: uma jornada de libertação do medo, que trata da conexão com o seu eu interior e mostra a importância de buscar respostas para alcançar o autoconhecimento e, consequentemente, ser livre de amarras e medos.

(Foto: Rayane Lacerda)

(Foto: Rayane Lacerda)

Além disso, Tanaka também é co-criador da Baobba, empresa que trabalha com um novo conceito no mundo dos negócios que abrange a liberdade individual dos seus colaboradores. “Somos uma organização que compreende 5 startups [iniciativas empreendedoras] e consideramos que cada pessoa é mais do que um cargo e um rótulo”, afirma Gustavo.

Ele também é visto como uma pessoa que acredita na mudança, na colaboração verdadeira, em uma sociedade justa, em desafiar o sistema e na evolução da raça humana.

A repercussão que recebeu com a publicação de seus textos – como, por exemplo, o conhecido Há algo de grandioso acontecendo no mundo, na plataforma Medium – levou-o a conquistar espaço no Pequenas Empresas, Grandes Negócios, onde compartilha reflexões importantes para quem está no caminho pela busca da inspiração e do apoio para uma nova gestão empresarial.

A Pulsar

Atualmente uma empresa itinerante, a Pulsar é considerada um hub de cultura empreendedora que nasceu há cerca de um ano em Porto Alegre. Entre seus objetivos principais, pode-se citar a realização de experiências educacionais, buscando desenvolver negócios disruptivos para a Nova Economia. Além disso, os programas que promove são idealizados e aplicados de forma a construir um aprendizado por meio de vivências individuais e coletivas em ambientes reais – no modo espontâneo.

Como o evento Spirituality Meets Business, a Pulsar também é responsável por proporcionar a interação dos participantes com empreendedores experientes, os quais são mentores presenciais e à distância e, ainda, indivíduos que se tornam ferramentas de extrema importância para a construção do conhecimento. Guilherme Viegas, um dos fundadores da empresa, conta como a ideia surgiu: “Cerca de um ano antes da Pulsar surgir eu era funcionário público e tinha entre 21 e 22 anos de idade. Mas decidi pedir demissão com o propósito de buscar algo que tivesse mais conectado comigo, com os meus talentos e as minhas habilidades”. Após um considerável período de cursos e novas experiências, Guilherme entrou no caminho da busca pelo autoconhecimento e, durante esse processo, uniu-se com Tainan Caballero para alinhar e desenhar o que futuramente seria a Pulsar. “Eu viajei para alguns lugares do Brasil, conheci empresas e pessoas que já estavam inovando bastante e também comecei a me envolver em iniciativas voluntárias”, esclarece Viegas.

Guilherme Viegas compartilha suas experiências no Spirituality Meets Business /  (Foto: Rayane Lacerda)

Guilherme Viegas compartilha suas experiências no Spirituality Meets Business /
(Foto: Rayane Lacerda)

A recente integrante Victoria Lopes, engagement menager da Pulsar e uma das responsáveis pela organização do evento, comenta como a empresa transformou a sua vida: “Eu passei a ter um trabalho que faz sentido e que tem propósito pra mim. Um trabalho que me empodera e me considera um ser humano completo.” Além disso, ela também comenta sobre o papel social em evidência: “Sem contar, ainda, o impacto social e a questão de mudar a vida das pessoas, tendo uma gratificação pelo trabalho que faço.”

 

O evento

Gustavo Tanaka explica o processo de dar e receber, envolvendo o conceito de gratidão / (Foto: Rayane Lacerda)

Gustavo Tanaka explica o processo de dar e receber, envolvendo o conceito de gratidão / (Foto: Rayane Lacerda)

Com início na última quinta-feira (19) através de uma sessão de autógrafos, o Spirituality Meets Business também promoveu um workshop no último domingo (22) que reuniu cerca de 30 pessoas dispostas a debater conceitos de espiritualidade e autognosia diante um contexto diário. O objetivo principal é capacitar os participantes para que eles transmitam as suas conclusões pessoais ao ambiente de trabalho.

O evento faz parte de um tour nacional que começou na cidade de São Paulo e já percorreu Brasília, Santos, Florianópolis, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro em um espaço de tempo entre fevereiro e maio de 2016, sendo Porto Alegre um dos locais finais. Com o objetivo de compartilhar suas experiências e aprendizados, Tanaka iniciou o tour por acreditar que é possível transformar o mundo e viver de uma forma mais fácil. Ao final da sua missão, quando questionado sobre o retorno que levará para a sua empresa ao voltar para São Paulo, ele assegurou que há algo de grandioso acontecendo e que enxerga uma forte união entre os diversos projetos inspiradores que conheceu. Comenta, ainda, que esse evento e seus participantes reforçam a sua certeza de se encontrar no caminho certo.

(Foto: Rayane Lacerda)

(Foto: Rayane Lacerda)

Spirituality Meets Business, um espaço para dar voz as emoções e aos sentimentos

Durante todo o evento, os participantes tiveram em mãos o poder de se expressar, falar e ser ouvido. As emoções, as experiências e a vida cotidiana foram compartilhadas com aqueles que estavam lá pelo mesmo objetivo: evoluir e crescer mutuamente através do caminho da gratidão e do autoconhecimento.

Após o mundo dos negócios ser dissolvido e associado a diversos conceitos espirituais, relacionados a rotina independente de cada participante, todos colaboraram com o momento de encerramento – apresentando, como resultado final, uma maior esperança através gestos e expansão de consciência através das falas. O “bastão da fala” passou de mão em mão, fazendo com que cada um, com a sua diversidade e peculiaridade, estivesse capacitado para comentar a mudança interna que obteve após o workshop.

Carolina Rachewsky Lemos, formada em Psicologia pela PUCRS e atual gestora de pessoas em uma agência de Publicidade e Propaganda, explica a evolução pessoal que adquiriu: “O evento transformou a minha vida no sentido de perceber que tudo que eu acredito pode ser de fato aplicado na prática. É muito bom ver que quem eu sou pode impactar o mundo ao meu redor. Sinto-me confiante e segura para colocar meu propósito, meu sonho e compreendo que o meu movimento está diretamente relacionado com o que o universo guarda para mim“.

Ao final, o sentimento de gratidão dominava todos os participantes do evento, os membros da Pulsar e o próprio Gustavo Tanaka.

 

Contatos:

Pulsar

www.pulsarhub.me

pulsar@pulsarhub.me

+55 98410018

www.facebook.com.br/Pulsar

Gustavo Tanaka

gustavotanaka.com.br

gutanaka@gmail.com

Ver no Medium.com

 

Comentários

comments

Você pode gostar...