Um Lugar Silencioso

Imagem: Divulgação/Youtube

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Em uma fazenda nos Estados Unidos, uma família do Meio-Oeste é perseguida por monstros que habitam a Terra. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.”

Um Lugar Silencioso é aquele suspense para quem gosta do gênero. E embora envolva ficção, afinal se tratam de seres alienígenas que, de alguma forma, tomaram conta da Terra, o envolvimento com a trama é maior, se a sala em que estiver também cooperar. Silêncio absoluto torna a experiência melhor e mais assustadora.

Dirigido eficientemente pelo também ator principal John Krasinski, que atua ao lado da esposa Emily Blunt, o filme começa sem explicar como o planeta foi invadido por extraterrestres, mas nos dá as duas informações que precisamos: eles são cegos, mas têm audição apurada.

O casal tem três filhos: a adolescente deficiente auditiva, Millicent Simmonds (também deficiente auditiva na vida real), o garoto Noah Jupe (de Extraordinário) e o caçula. A exigência por Millicent foi do próprio diretor e foi a garota quem ensinou a linguagem de sinais ao elenco.

O roteiro, do próprio ator, diretor e produtor executivo, é bem trabalhado e supera expectativas. John, inclusive, recebeu muitas dicas da esposa. O produtor é Michael Bay, de Transformers e A Ilha, entre outros.

O futuro é apocalíptico e os invasores são monstros implacáveis. E por serem sensíveis ao som, as primeiras duas partes do filme quase não têm diálogo. Mas não pense que isso pode diminuir a trama. Muito pelo contrário.

Caso tenha sorte de estar numa plateia de maioria adulta, que não usa celular e não come pipoca, a tensão tomará conta. Porque estando em silêncio absoluto, qualquer pequeno barulho soará muito alto. E nesse ponto nota mil para o design de som. Realmente o som e a trilha sonora tornam a tensão multiplicada. Atentem para a cena em que o casal ouve uma música nos fones de ouvido. É tocante.

Eu tive as duas experiências, pois fui à estreia, no cinema, com silêncio total e depois já com um público maior e mais agitado. É claro que a primeira foi muito melhor.

Por ser do gênero suspense com toques de terror, o mestre Stephen King também assistiu ao filme e opinou: Um Lugar Silencioso é um trabalho extraordinário. A atuação é sensacional, mas o principal é o SILÊNCIO, com um trabalho de câmera que poucos são capazes de fazer.”

O filme é sucesso absoluto de arrecadação. Afinal teve um baixo custo, em se tratando de Hollywood, US$ 17 milhões, mas só na primeira semana, na América do Norte, arrecadou US$ 50 milhões.

Sugiro que vá ao cinema e confira!

Nota: 9,8

Confira o trailer aqui:

Comentários

comments

Você pode gostar...