Setembro Amarelo: a campanha de prevenção ao suicídio

Mês é marcado por ações que buscam alertar a população sobre o suicídio no Brasil e no mundo

por Helena Schuster e Victoria Meggiato / Em pauta

O mês de setembro é marcado por uma campanha muito importante mundialmente: Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. No Brasil, o movimento foi criado em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), e tem como objetivo prevenir e reduzir os números de suicídio no país. O mês de setembro foi escolhido já que no dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações dessa campanha acontecem durante o ano todo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a 3ª causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos, sendo a maior parte dos casos relacionados a transtornos mentais. Por isso, o Setembro Amarelo busca pintar, iluminar e estampar a cor amarela em diversos lugares, fazendo com que a causa chegue ao maior número possível de pessoas. A campanha é muito importante para dar visibilidade às questões relacionadas à saúde mental, conforme relata a psicóloga Bianca Hameister. “Quando pensamos em Setembro Amarelo, estamos falando em chamar atenção para o tema da saúde mental e para o entendimento de que esse cuidado precisa estar mais próximo de nós. Estamos falando de olhar para quem às vezes nunca teve uma escuta e se atentar para entender que o suicídio é uma realidade”, afirma.

Neste ano, o movimento tem como tema “Agir salva vidas” e alerta para a importância da ação de amigos e familiares na prevenção do suicídio. Conforme explica Bianca, a conscientização é importante para que as pessoas possam agir com responsabilidade frente ao tema. “A gente precisa falar mais sobre isso, e não apenas para quem tem ou já teve ideações suicidas, mas principalmente para familiares, amigos e pessoas em geral, principalmente as que não são da área da saúde, para entender que toda pessoa que sofre precisa de alguém que olhe para ela de uma forma acolhedora e sem julgamentos”, relata.

Conscientização e prevenção ao suicídio na UFPel

UFPel na prevenção ao suicídio. Imagem: Divulgação/Redes Sociais UFPel

 

A campanha Setembro Amarelo mobiliza inúmeras ações ao redor do país e, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), não é diferente. Palestras de conscientização e prevenção são as principais atividades que ocorrerão ao longo do mês na UFPel.

O IV Ciclo de Palestras Setembro Amarelo, promovido pelo Diretório Acadêmico da Engenharia de Petróleo da UFPel, é uma das atividades alusivas à campanha na universidade. Este ano, a primeira palestra ocorreu no dia 8 de setembro, com o tema “Impacto da pandemia no aumento dos casos de ansiedade e depressão em jovens estudantes”. As próximas palestras estão previstas para os dias 15, 22 e 29 de setembro. Os temas são, respectivamente, “Ansiedade: por que ocorre e como lidar?”, “Mindfulness na prevenção do suicídio” e “Vamos falar sobre transtorno bipolar?”. As inscrições para o evento, que ocorre através da plataforma Google Meet, estão disponíveis neste formulário online.

Outra oportunidade de se engajar na campanha é o evento Semana Viva, organizado pelo projeto de extensão Barraca da Saúde, do curso de Enfermagem, que contará com atividades alusivas ao Setembro Amarelo em sua programação. O evento acontece entre os dias 13 e 17 de setembro. No dia 14, a partir das 19h, está prevista a palestra “Setembro Amarelo: saúde mental dos universitários” e, a partir das 20h45, estão previstas rodas de conversa sobre os temas “Luta Antimanicomial”, “Serviços de Cuidados à Saúde Mental” e “Setembro Amarelo: Canal Conta Comigo”. O evento ocorre de forma online e as inscrições devem ser feitas através de um formulário, disponível neste link.

Já mais direcionado a área da saúde, o Hospital Escola (HE) da UFPel também está promovendo um ciclo de palestras para marcar o Setembro Amarelo. Com o tema “Um Cuidado com a Vida”, o ciclo oferece palestras online para os colaboradores, docentes e acadêmicos do HE. A primeira palestra ocorreu no dia 3, com o tema “O Protocolo e seus papéis enquanto profissionais: médico, psiquiatra, médico assistente, enfermeiro, assistente social e psicólogo”. Nos dias 10, 17 e 24 ocorrem, respectivamente, as palestras com os temas “Riscos e Prevenção ao Suicídio”, “Diagnóstico, avaliação geral e sinais de alerta” e “A prevenção é trabalho de todos, todos os dias”. Os links individuais das palestras são enviados no dia do evento para o e-mail institucional dos participantes.

Além das palestras previstas até o momento, outras atividades também devem ser propostas ao longo do mês. Por isso, fique atento às redes sociais da UFPel para acompanhar e participar.

Busque e ofereça ajuda

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é desmistificar o silêncio sobre o suicídio e conscientizar as pessoas da necessidade de ouvir e estar atento a si mesmo e aos outros. Por isso, não hesite. Ouvir, estar presente, procurar a ajuda de profissionais e até buscar ajuda para si mesmo são formas de ajudar o próximo e agir na prevenção ao suicídio.

Ainda de acordo com a psicóloga Bianca, muitas vezes a escuta acolhedora é o primeiro passo, e também o mais importante, para ajudar. “O mais importante, às vezes, é dizer ‘olha, se a gente não tá sabendo por onde começar, você não tá sozinho. Eu estou aqui, eu estou do seu lado e a gente vai fazer tudo que a gente pode para lidar com essa dificuldade, porque isso é passageiro’”, finaliza.

Comentários

comments

Você pode gostar...