São Lourenço sedia série de atividades em favor da democracia

Por Gabriela Schmalfuss Borges

Uma série de atividades que buscam debater a democracia no cenário político atual estão previstas para ocorrer em São Lourenço do Sul, a partir da próxima semana. A primeira ação ocorre nesta sexta-feira (30), em um ato público em apoio às mobilizações nacionais em defesa das diretas já e contra as reformas trabalhista e da previdência. Com início previsto para às 9h, a movimentação acontece no Calçadão central da Rua Alfredo Born, entre as Ruas Marechal Floriano e Almirante Barroso.

No dia 04 de julho, ocorre o evento “O Resgate da Democracia: a retomada da participação popular”. Para o advogado Pedro Henrique Farina, um dos palestrantes da atividade, o objetivo do evento é oportunizar a retomada da participação popular no conjunto de decisões que interferem diretamente no seu cotidiano. “A importância de manifestações e eventos como este é trazer visibilidade aos retrocessos sociais que estamos presenciando e reforçar que somente por meio do fortalecimento da política, enquanto ação coletiva, é que conseguiremos compreender e retomar a nossa democracia”, afirma. A previsão é de que o debate ocorra no Campus São Lourenço da FURG, com a presença do sociólogo e professor Patrick Kovalscki, que abordará o contexto político e social do Brasil, e do também advogado, Maurício Raupp. Maurício e Pedro serão responsáveis por debaterem a viabilidade jurídica das diretas já.

Já em agosto, está previsto o II Fórum pela Defesa da Democracia no município. Marcado para o dia 05, o evento acadêmico acontece também no Campus da Furg no município. Eixos temáticos vão girar em torno das diretas já, reformas da previdência e trabalhista.

Todas as ações são promovidas pela Frente Brasil Popular do município. Fundada oficialmente em São Lourenço em maio deste ano, a Frente busca, com o apoio de toda a comunidade, a realização de ações democráticas e que incentivem espaços de debate no município. Suprapartidária (que está além dos partidos ou acima deles), a Frente Brasil Popular existe em diversos municípios do país e tem o objetivo de dar protagonismo ao povo, como resposta às práticas de desmanches e retrocessos das políticas sociais no Brasil e à onda conservadora que assola o país.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...