Roteiro Turístico Morro de Amores completa cinco anos

Neste domingo (3) aconteceu a 3ª Festa Flores, Cores e Sabores em Morro Redondo. A festividade ocorreu em comemoração aos cinco anos do Roteiro Turístico Morro de Amores. Havia exposições da agricultura familiar e Museu Histórico, além de produtos coloniais como cucas, pães, linguiças e o próprio doce colonial – atual patrimônio imaterial do município. Quem visitou a feira pode conferir ainda artesanato local e participações de projetos sociais da cidade, como Brigada Mirim, Banda Marcial e bandas locais.

A festa contou com diversas atrações. Imagem: Luana Martini

A festa trouxe à tona a importância e os benefícios do turismo para a localidade. “Quando se fala em agricultura familiar e produção artesanal, o roteiro tem movimentado a economia, porque a gente recebe muitos turistas”, afirma Letícia Santos, proprietária da agência Morro de Amores Receptivo. Essa realidade fica evidente, visto que após o fechamento da cooperativa Cosulati em 2016 – cooperativa que movia a economia até então – os moradores encontraram no turismo uma nova perspectiva. Dos 25 empreendimentos que fazem parte do roteiro turístico, todos eles vivem dessa produção. “Muitos que estavam sem emprego, conseguem ver no turismo uma forma de agregar valor à sua propriedade rural, hoje. Também moradores da área urbana tem uma renda fixa através do turismo”, alega Angélica Santos, colaboradora da Associação Morro de Amores.

Além dos benefícios financeiros, o turismo agrega valores culturais. Entre as muitas exposições, havia a banca Grupo de Mulheres Negras Pérolas Negras. Essas mulheres produziram bonecas negras artesanais como forma de evidenciar sua identidade. “A gente quer fazer um resgate da identidade deles como quilombolas. Que entendam que eles fazem parte do cotidiano da população, porque durante muito tempo houve muito preconceito e eles ficaram isolados. Queremos mostrar que é um povo que tem uma história e que é muito importante”, diz Ester Sias, Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). 

Comentários

comments

Você pode gostar...