Resenha: Yesterday

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Jack Malik (Himesh Patel) é um músico sem sucesso, que trabalha em um supermercado e à noite faz shows em pequenos bares, com a ajuda de Ellie Appleton (Lily James). Após decidir abandonar a música, Jack é atropelado por um ônibus em meio a um apagão, que aconteceu no mundo inteiro.”

Yesterday, com certeza, é um dos filmes mais leves que assisti neste ano. Delicado, com uma trilha sonora para ninguém botar defeito (afinal quem não ama os The Beatles?), e um romance entre dois amigos, que nos deixa com um sorriso contínuo em nossos rostos.

A opinião não é só minha. A sala do cinema lotada, alegre e cantarolando as canções, também estava ali com a minha mesma impressão. Fácil de perceber, pois na saída os rostos todos mostravam satisfação.

Dirigido pelo britânico Danny Boyle, que já nos presenteou com Quem Quer Ser Um Milionário, 127 Horas e Steve Jobs, entre outros, e produzido pela excelente produtora Working Title, de Quatro Casamentos e Um Funeral, Um Lugar Chamado Nothing Hill e Simplesmente Amor, não poderia ser diferente.

A história acompanha o músico Jack Malik, que trabalha em um supermercado e canta à noite em barzinhos, cujos fãs são os seus amigos e a empresária Ellie. Ele não consegue emplacar nenhuma música. E desiste dessa carreira.

Nessa noite discute com a amiga de infância e empresária, desce do carro e por culpa de um apagão mundial, sofre um acidente. Ao sair do hospital vai se encontrar com os amigos que lhe pedem que cante algo. Malik então diz que só uma música pode expressar o que sente. Então canta Yesterday. Lindamente.

Seus amigos se surpreendem com a qualidade musical da canção e lhe perguntam quando compôs? Ele, porém, acredita que estão brincando. Mas quando chega em sua casa, pesquisa no Google pelos Beatles e não encontra nenhuma resposta além de  “besouro”.

Para nós não interessa se isso é possível ou não. Mas a ideia é ótima. O que se sabe é que ele é o único na Terra que conhece os Beatles. E imaginem o que isso pode render na mão de um músico?

A partir daí as situações só melhoram e não conto mais para não estragar a surpresa. Eu havia assistido o trailer inúmeras vezes e estava ansiosa. E para situar a história na atualidade, quem aparece para conhecer Malik é o excelente compositor e cantor britânico, Ed Sheeran.

Ed leva Malik para abrir seu show e impulsiona sua imagem mundialmente. Enquanto isso a trilha sonora nos encanta cada vez mais. E fique sabendo que o próprio Himesh Patel cantou todas as canções.

Muito mais do que um tributo aos Beatles, Yestarday têm diálogos engraçados, tem essa mistura de ficção com romance e a leveza que Danny Boyle conhece bem. Em Simplesmente Amor o roteirista Richard Curtis já se utilizara, com maestria, da canção All You Need Is Love. Aqui ele prova o poder dessa música e dessa letra.

Tudo o que precisamos é de amor, e os Beatles sabiam disso. Vá correndo ao cinema! Delicie-se com o filme e com o resgate das músicas de John e Paul. É preciso que essa geração tenha conhecimento  sobre eles.

A trilha sonora do filme está disponível em todas as plataformas digitais tais como: Spotify, Deezer, Youtube, Google Play Music e Tuneln.

Nota: DEZ

Comentários

comments

Você pode gostar...