Resenha do filme “O Físico”

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Na Inglaterra, no século XI, o pequeno Rob vê sua mãe morrer vítima da “doença do lado”. O garoto cresce sob os cuidados de Bader (Stellan Sarsgard), o barbeiro local, que vende bebidas para cura de doenças. Ao crescer, Rob (Tom Payne) aprende tudo o que Bader sabe sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha aprender muito mais. Então descobre que, na Pérsia, há um médico famoso, Ibn Sina (Ben Kingsley), que coordena um hospital. Algo impensável na Inglaterra. Para aprender com ele, Rob aceita fazer uma longa viagem rumo à Ásia e para isso esconde o fato de ser cristão, já que apenas judeus e árabes podem entrar na Pérsia.”

Uma das estreias da semana no Cineflix do Shopping Pelotas, The Physician, nome original do filme, é baseado no livro do jornalista Noah Gordon, já conhecido por retratar em seus livros a evolução da medicina, ética médica, cultura judaica e época da Inquisição. O livro faz parte de uma trilogia e foi lançado em 1986.

 A história inicia na Europa, Idade Média, em plena Idade das Trevas. Tudo que Roma desenvolvera em termos de cura caíra em esquecimento. Sem médicos ou hospitais, as pessoas estavam nas mãos de “barbeiros/curandeiros”, que com suas bebidas curavam algumas doenças.

 Ano de 1021, Inglaterra, Rob Cole vê chegar o barbeiro Bader no lugar onde mora com a mãe e o casal de irmãos. Rob fica fascinado. Porém, quando sua mãe passa mal ele busca por ajuda e nada é feito, afinal não sabem o que ela tem.

Rob então é descartado pelos moradores do povoado, por ser o mais novo, afinal seus irmãos poderiam trabalhar. Bader então fica como seu tutor e lhe ensina tudo o que sabe. Essa primeira parte é bem interessante e mostra a

disputa de poder entre as principais religiões da época: cristãos, judeus e árabes.

Esse primeiro mestre de Rob nem deseja que ele siga seus passos, pois sabe o quanto é difícil ir contra a igreja. Mas já com catarata, não acredita que alguém o possa curar. Então o aprendiz opera o mestre.

A partir daí Rob quer mais e parte em direção ao oriente na busca pelo médico que administra um hospital. Ele precisa aprender. No meio do caminho ele conhece Rebecca, o que nem seria tão necessário para a história, mas é compreensível.

Pausa para apresentar o lindo casal Rob e Rebecca, que deixa o filme mais bonito com suas imagens na tela. Tom Payne já fez A Vida Num Só Dia, Reality da Morte e Luck, entre outros. Emma Rigby esteve na nova versão de Amor Sem Fim, O Conselheiro do Crime e Once Upon a Time in Wonderland. O casalzinho faria uma ótima nova versão para Romeu e Julieta.

Rob chega ao seu destino e fica ainda mais fascinado com o que vê. Quando conhece o grande médico Ibn Sina a afinidade acontece de imediato e logo se torna seu seguidor constante.

A epidemia da peste negra se alastra na cidade e com a ajuda de Rob conseguem diminuir o número de mortes. O famoso médico ainda assim respeita as limitações impostas pela religião e não se arrisca a pesquisar cadáveres, mas Rob não aceita qualquer limite e rompe com todas as regras.

A trama ganha um pouco de suspense e ação e é interessante ver Rob com a coragem de se declarar cristão e com fé ao confrontar o inimigo.

Tom personifica otimamente o jovem em busca de respostas e Kingsley defende muito bem seu papel.

O filme estreou na Alemanha e Espanha no fim de 2013. Depois foi para o resto do mundo. De produção alemã, foi indicado a cinco prêmios no German Film Awards, embora sem ganhar nenhum prêmio.

Embora meio lento em alguns momentos gostei do que vi, recomendo para quem goste de filmes de época e minha nota é 8,9.

O_Fu00EDsico

Foto: Divulgação

Comentários

comments

Você pode gostar...