Refúgio perfeito a beira do São Gonçalo

Pôr do sol no Campus Anglo. Foto: Katia Helena Dias/Arquivo Pessoal

Por Marina Tomaz

O calor do verão, as filas, o trânsito e a correria cotidiana tendem a contribuir para o estresse. Vale buscar alternativas para relaxar e espantar o calor, e contemplar o pôr do sol é uma delas. O refúgio por assim dizer por alguns universitários se encontram a margem do canal São Gonçalo no campus Porto da Universidade Federal de Pelotas. Seja para tomar um chimarrão, tomar uma água, estudar ou até mesmo jogar conversa fora, há sempre pessoas aproveitando a área livre do campus. É também um espaço utilizado para as aulas de fotografia, onde muitos alunos do curso de Jornalismo aprendem diferentes técnicas pertinho da natureza.

Ao admirar um pôr do sol você é tomado pela sensação de ter mais tempo livre e se sente mais paciente. Ao tomar um tempo para olhar para o céu encharcado de cores, estamos capacitando-nos a recuperar o controle do relógio. Esse espaço fica localizado nos fundos do Anglo, apelido do campus por conta do antigo frigorífico que ficava no mesmo local, o espaço torna-se plano de fundo de diferentes fotos. Até para ambiente didático, para aulas práticas de diversos cursos, é de extrema importância ter um espaço assim dentro da universidade.

O momento de contemplar o pôr do sol também colabora para sua saúde, pois essa é uma oportunidade de praticar o mindfullness, ou atenção plena, que se traduz como “estar completamente inserido no momento”. Esta prática pode lhe trazer diversos benefícios, incluindo a redução do estresse e a melhora do funcionamento cognitivo. Para Lucas Kurz (21), aluno de Jornalismo da UFPel, o cantinho dos fundos do campus faz diferença pós um dia cansativo e complicado de trabalho. “O lazer do aluno melhora bastante tendo um lugar para relaxar e respirar novos ares, meu dia muda ao vir para cá antes da aula”, disse Lucas.

Já para Helena Moraes (23), estudante de Psicologia da UFPel, aproveita o poente enquanto faz a prática da Yoga. A estudante começou a frequentar o campus para tomar um chimarrão com os amigos, mas o local sempre despertou outros desejos mais intimistas. Então, há mais de um ano Helena juntou sua paixão a Yoga e o pôr do sol, a combinação perfeita para equilibrar a vida. “Estar consciente de todas as coisas que você deve ser grato em frente a cada sol que vai embora melhora o seu bem estar, exala vida”, comentou a estudante.

O lugar serve como espaço de convivência para a comunidade com uma visão panorâmica privilegiada favorece várias selfies de estudantes e funcionários. Além de contribuir para um melhor clima em preparação das aulas, sendo um palco para um belo pôr do sol e um refúgio perfeito para encontrar a calmaria no dia a dia.

Comentários

comments

Você pode gostar...