Projetos de extensão da UFPel se unem em prol da comunidade

Conhecimento e saúde: o resultado da interação entre os projetos Barraca da Saúde e NATI

Por Ana Beatriz Garrafiel e Mariah Coi

Enfermeiros conversam com idosos. Imagem: Mariah Coi

O projeto Barraca da Saúde, em parceria com o Núcleo de Atividades para a Terceira Idade (NATI), realizou na manhã de quinta-feira (12) uma ação conjunta na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A atividade proporcionou aos idosos exames e palestras sobre alimentação, além das atividades físicas rotineiras.

O NATI é um projeto de extensão do curso de Educação Física existente há mais de 20 anos que tem como objetivo promover a prática de atividade física entre a terceira idade da comunidade pelotense. A ação, coordenada pela professora Adriana Cavalli, ocorre nas manhãs de terças e quintas-feiras na ESEF, oferecendo aulas de ginástica e musculação para idosos.

Dona Laura realizando teste nos pés, para verificar se possui pé diabético ou não. Imagem: Mariah Coi

Adriana afirma que é comum do envelhecimento o surgimento de problemas de saúde como diabetes, hipertensão, entre outros. “Muitos acham que não têm nada, mas nunca comprovaram”, salienta a professora. Com isso, surgiu a ideia de convidar a Barraca da Saúde para auxiliar com alguns exames e testes.

Já a Barraca da Saúde, coordenada pela professora Michele Mandagará, é uma atividade de extensão do curso de Enfermagem. O objetivo é promover a integração entre universidade e comunidade, contando com a participação de 20 cursos das áreas de saúde, humanas, exatas, biológicas e comunicação.

 A idosa Laura Dilman, de 74 anos, participa do programa há 14 anos e ressalta a importância de ter conhecimento sobre determinadas doenças: “a gente é neutro, não entendemos, só ouvimos falar. Já tenho casos de pessoas com diabetes na família, um tio meu, infelizmente, teve que amputar a perna, começou pelo pé. Então, sabemos da doença, que ela é perigosa, mas acabamos nunca damos importância’’.

A pressão dos idosos também foi avaliada. Imagem: Mariah Coi

Segundo ela, a ginástica é muito importante em sua vida, porque a mantém ativa e melhora seu condicionamento físico. Dona Laura é mais um exemplo do impacto positivo que os projetos de extensão da UFPel geram nas comunidades da região, não importando idade ou classe social.

Comentários

comments

Você pode gostar...