Projeto de TCC trata de Design e Empreendedorismo Social através do aplicativo LEVO

O estudante Augusto apresentando as interfaces do aplicativo LEVO.
(Foto: Marina Tomaz/Arquivo Pessoal)

Por Marina Tomaz

Depois de uma experiência frustrante em um dia de chuva ao se deslocar até um campus para entregar um objeto, o estudante de Design Digital Augusto Gowert, teve seu primeiro insight para o que posteriormente seria o LEVO. A ideia da criação do aplicativo surgiu para facilitar o transporte de pequenos objetos de uma maneira colaborativa dentro da comunidade acadêmica da UFPel. Na tarde de ontem (27), o estudante defendeu seu projeto de TCC no Centro de Artes da UFPel com a banca avaliadora composta pelos professores Helena Neves, Guilherme Carvalho da Rosa e Ana Margarites.

Todo seu processo foi permeado pela questão problema de como projetar um aplicativo que utilizasse preceitos empreendedorismo social. Assim, Augusto traçou seus objetivos para desenvolver o aplicativo LEVO, como estabelecer relações entre design, sustentabilidade e empreendedorismo social por meio da ideia de colaborativismo. Por meio de uma pesquisa qualitativa, observação assistemática, Design Thinking e Sprint, desde novembro de 2016 houve a coleta de dados. “A pesquisa foi intensa mas de extrema importância para o resultado final do projeto”, comentou a professora orientadora Helena.

O LEVO permeia nas ideias do Tripé da Sustentabilidade do autor John Elkington, que correspondem aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos. Os aspectos de comunidade dentro da cidade, que remetem a troca de ideias e conexão de pessoas. “É essencial no processo de design entender as necessidades do usuário, traz empatia ao trabalho”, explicou Augusto. O aplicativo funcionaria da seguinte forma: o usuário registraria seu número de matricula ou SIAPE e senha do seu cobalto, após isso, ele pode acessar as necessidades de entrega de outros usuários, ou também, solicitar uma entrega. Dentro da interface do app, o usuário poderia verificar a rede de conhecidos, o perfil de outras pessoas, avaliar o serviço, entre outros pontos.

A todo momento do trabalho, Augusto retoma a ideia de diminuir distâncias entre os campus da universidade e fortalecer a ideia da colaboração entre todos. O ato de se colocar no lugar do outro na correria do dia a dia, muitas vezes passa em branco. Por conta disso, o LEVO foi elaborado com muito carinho para que as pessoas utilizem por um bem maior para o próximo, conectar para entender o ambiente e lutar por aquilo. O agora designer, pensa em colocar em prática daqui a um tempo e implementar um protótipo juntamente com incubadora Conectar da universidade para testes. “Muito feliz com o resultado, o que mais aprendi durante todo esse tempo foi o poder de trabalhar e lidar com pessoas, é indescritível”, Augusto finalizou realizado.

Comentários

comments

Você pode gostar...