Projeto busca resgatar convivência com idosos

Por Ana Isabel Correa

Iniciativa propõe, através de voluntariado, atividades diversas nas casas de permanência de Pelotas.

No intuito de criar uma rede de solidariedade em torno dos moradores dos chamados asilos, a cantora e mentora do projeto Xana Gallo iniciou uma campanha entre amigos há cerca de dois anos. A intenção inicial era levar apresentações artísticas para essa parcela da população, comumente excluída das atividades sociais. Depois de alguns meses de articulação, ela mesma colocou no papel a idéia e, com ajuda de parceiros, iniciou as atividades com uma apresentação musical em homenagem ao grande poeta e músico Vinícius de Moraes, no dia em que o ídolo completaria 100 anos.

1608652_623489034392027_736438325_n

O projeto, batizado de Arte pela luz dos olhos teus, já desenvolve ações em cinco das 43 casas de permanência que existem na cidade, mas a intenção é alcançar todas as residências dessa natureza. A cantora ressalta que desde o princípio a expectativa era de que o projeto fosse desenvolvido de forma intuitiva pelos voluntários, ela diz que o planejamento nunca foi formatado e que as atividades têm surgido espontaneamente entre os idosos e os colaboradores, de acordo com sua carência e disposição, respectivamente. Ela conta que: “logo nas primeiras visitas foi possível perceber que apenas apresentar algo para eles e deixá-los na condição de platéia não era suficiente. Essas pessoas têm a necessidade de atuar, de interagir socialmente”. A realidade dos moradores das casas de permanência é de muita solidão e visitas esporádicas ou apresentações artísticas, ainda que realizadas com freqüência, não mudam o abandono em que a maioria dos idosos se encontra. Pensando nessas condições, o projeto foi ampliado para diversificar as atividades junto aos internos, contando quase que exclusivamente com uma página na rede social facebook. Através da fanpage do projeto, diversos grupos já se organizaram, dentre estes o de poesia e de reike, atividades oferecidas de acordo com a disponibilidade dos voluntários, e ainda o grupo da visita de carinho, encontros mensais que ocorrem sempre no primeiro domingo de cada mês no Asylo de mendigos, localizado no centro da cidade.

Para o fotógrafo e voluntário do projeto Lucio Pereira, a sensação de dedicar algumas horas para os moradores permanentes é maravilhosa. Ele conta que “poder dar um pouco de carinho, um pouco de atenção, para algumas pessoas que estão ‘esquecidas’ em um asilo, e sentir que eles retribuem este carinho de uma maneira pura, sincera, não tem preço.” Pereira relata que já criou belos laços de amizade e que foi “adotado” por alguns residentes. Além das visitas de carinho em grupo, o fotógrafo freqüenta a casa e presenteia os idosos com retratos dos quais eles mesmos são modelos, afeto que é muito bem recebido, segundo ele.

O projeto Arte pela luz dos olhos teus tem movimentado voluntários de diversas áreas, contando com o apoio da prefeitura municipal de Pelotas, através da secretaria da cidadania que contribui cedendo o transporte para algumas atividades. Dentre os parceiros também estão o conselho municipal do idoso e o projeto de extensão Pet Terapia da Faculdade de Veterinária e do Hospital Veterinário da UFPel. Porém, Xana ressalta que “trata-se de um projeto da comunidade, sem vínculo institucional”. Ela também faz um convite especial para profissionais ou estudantes das áreas de nutrição, odontologia e educação física que tiverem interesse em participar do projeto, para que entrem em contato pelo e-mail projetoasilospelotas@gmail.com, pois há uma carência destes serviços para esta comunidade.

Comentários

comments

Você pode gostar...